A Arte da Matemática

6.2 SEÇÃO PRIMÁRIA 2: A Arte da Matemática

Trabalhar com a Arte Visual e Matemática, através da interdisciplinaridade com estratégias planejadas e elaboradas de forma diversificadas é abrir possibilidades de proporcionar ao aluno um desenvolvimento mais eficiente, pois atualmente a situação da matemática revelada pelas avaliações é bastante alarmante, uma vez que essa disciplina requer competência analógica através de um pensamento mais estruturado.
Dentro deste contexto as Artes Visuais tem bons motivos para trabalhar com a interdisciplinaridade nas aulas, para tornar o ambiente mais interessante para o aluno, tais considerações em muito estratificam, pois os dados de baixo rendimento em matemática causam perplexidade e inquietações aos profissionais da educação e a sociedade como um todo.
Para tornar o ambiente de aprendizagem mais interessante a arte acaba se tornando uma ótima aliada da Matemática, pois ela passa a ser tratada pelos alunos não mais como disciplina, pelo fato de propor momentos descontraídos, sem o tradicionalismo habitual da sala de aula, desta forma a Arte e a Matemática, juntos irão proporcionar ao aluno vasto conhecimento e desenvolvimento do eixo do conhecimento e dos eixos cognitivos, além do conhecimento artístico.
Plano de Aula: A arte e a Matemática.

Conteúdo:
 Imagens com formas geométricas, desenhos, perspectivas.

Objetivos:
 Através da Leitura, Identificar as formas geométricas presentes nas imagens.
 Utilizar a linguagem visual como forma de expressão subjetiva e escrever sobre as formas geométricas.
 Encontrar meios de transforma o conteúdo de uma imagem em forma em outros objetos com formas geométricas.

Contribuição:
Para atingir as competências acima enumeradas, será necessário:
 Identificar a carga de conhecimento sobre as formas geométricas presentes nas imagens.
 Reconhecer as formas geométricas utilizadas na imagens e a expressividade das cores utilizadas pelo artista.
 Refletir sobre a relação entre a forma de pintar a sensação que ela desperta no observador.
 Fazer uma releitura de imagem, que apresentam figuras geométricas.

Descrição da Atividade:
 Apresentar o conteúdo, contextualizando com a arquitetura do meio onde o aluno está inserido sua observação e memórias com formas geométricas.
 Os alunos podem exercitar os conhecimentos adquiridos explorando as imagens de construções encontradas na internet.
 Apresentar algumas imagens para que os alunos possam identificar as figuras geométricas, como exemplo Imagem 4 e 5.
 Apresentar e identificar através de desenhos, fotos da cidade, cenas que possuam as seguintes características: perspectiva, formas geométricas.
 Depois várias leituras das obras selecionadas agora é a sua vez de criar uma obra de arte com formas geométricas.

Imagem 4: Marquess Ludovico Greeting His Son Carinal Francesco Gonzaga Detail 3 1465-74I

Fonte: Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=569

Imagem 5: Peiro della Francesca The Flagellation

Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=569

Materiais:
Reproduções das obras a serem apresentadas, imagens pesquisadas, copiam de algumas imagens.

Tempo de Duração:
3 Aulas.

Comentários:
Esta aula procura trabalhar tanto a matemática quanto artes visuais, o aluno é levado a questionar a comunidade escolar e ao mesmo tempo refletir sobre o seu entrono,

O que se Espera:
Que o aluno consiga associar as formas geométricas com a cidade (arquitetura) e objetos do cotidiano. Desenvolver o olhar e a observação. Fazer desenhos de observação e memória. Está atividade é importante pois irá unir habilidades e competência de Arte e Matemática, a aula ficara mais criativa e os alunos trabalham os conceitos abstratos da matemática, desta forma são oferecidos através de uma metodologia diferenciada aos alunos a possibilidades de aprender e fixar os conteúdos, assim os alunos possuem mais facilidade de assimilar os conceitos desta área do conhecimento.

 

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *