6.2 SEÇÃO PRIMÁRIA 2: A Arte da Matemática
Trabalhar com a Arte Visual e Matemática, através da interdisciplinaridade com estratégias planejadas e elaboradas de forma diversificadas é abrir possibilidades de proporcionar ao aluno um desenvolvimento mais eficiente, pois atualmente a situação da matemática revelada pelas avaliações é bastante alarmante, uma vez que essa disciplina requer competência analógica através de um pensamento mais estruturado.
Dentro deste contexto as Artes Visuais tem bons motivos para trabalhar com a interdisciplinaridade nas aulas, para tornar o ambiente mais interessante para o aluno, tais considerações em muito estratificam, pois os dados de baixo rendimento em matemática causam perplexidade e inquietações aos profissionais da educação e a sociedade como um todo.
Para tornar o ambiente de aprendizagem mais interessante a arte acaba se tornando uma ótima aliada da Matemática, pois ela passa a ser tratada pelos alunos não mais como disciplina, pelo fato de propor momentos descontraídos, sem o tradicionalismo habitual da sala de aula, desta forma a Arte e a Matemática, juntos irão proporcionar ao aluno vasto conhecimento e desenvolvimento do eixo do conhecimento e dos eixos cognitivos, além do conhecimento artístico.
Plano de Aula: A arte e a Matemática.
Conteúdo:
Imagens com formas geométricas, desenhos, perspectivas.
Objetivos:
Através da Leitura, Identificar as formas geométricas presentes nas imagens.
Utilizar a linguagem visual como forma de expressão subjetiva e escrever sobre as formas geométricas.
Encontrar meios de transforma o conteúdo de uma imagem em forma em outros objetos com formas geométricas.
Contribuição:
Para atingir as competências acima enumeradas, será necessário:
Identificar a carga de conhecimento sobre as formas geométricas presentes nas imagens.
Reconhecer as formas geométricas utilizadas na imagens e a expressividade das cores utilizadas pelo artista.
Refletir sobre a relação entre a forma de pintar a sensação que ela desperta no observador.
Fazer uma releitura de imagem, que apresentam figuras geométricas.
Descrição da Atividade:
Apresentar o conteúdo, contextualizando com a arquitetura do meio onde o aluno está inserido sua observação e memórias com formas geométricas.
Os alunos podem exercitar os conhecimentos adquiridos explorando as imagens de construções encontradas na internet.
Apresentar algumas imagens para que os alunos possam identificar as figuras geométricas, como exemplo Imagem 4 e 5.
Apresentar e identificar através de desenhos, fotos da cidade, cenas que possuam as seguintes características: perspectiva, formas geométricas.
Depois várias leituras das obras selecionadas agora é a sua vez de criar uma obra de arte com formas geométricas.
Imagem 4: Marquess Ludovico Greeting His Son Carinal Francesco Gonzaga Detail 3 1465-74I
Fonte: Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=569
Imagem 5: Peiro della Francesca The Flagellation
Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=569
Materiais:
Reproduções das obras a serem apresentadas, imagens pesquisadas, copiam de algumas imagens.
Tempo de Duração:
3 Aulas.
Comentários:
Esta aula procura trabalhar tanto a matemática quanto artes visuais, o aluno é levado a questionar a comunidade escolar e ao mesmo tempo refletir sobre o seu entrono,
O que se Espera:
Que o aluno consiga associar as formas geométricas com a cidade (arquitetura) e objetos do cotidiano. Desenvolver o olhar e a observação. Fazer desenhos de observação e memória. Está atividade é importante pois irá unir habilidades e competência de Arte e Matemática, a aula ficara mais criativa e os alunos trabalham os conceitos abstratos da matemática, desta forma são oferecidos através de uma metodologia diferenciada aos alunos a possibilidades de aprender e fixar os conteúdos, assim os alunos possuem mais facilidade de assimilar os conceitos desta área do conhecimento.