A física está presente no dia a dia, seus conhecimentos são importantes para facilitar a vida do homem e cada vez mais, com o avanço da tecnologia, é aplicada na prática. O estudo da física no ensino básico muitas vezes tem como foco, apenas, decorar equações e leis científicas, sem nenhuma serventia para a vida do cidadão. Esta tese tem como objetivo norteador a investigação bibliográfica qualitativa da física, teórica e prática, do ensino médio e suas contribuições para formação do cidadão no cotidiano por intermédio da análise de livros didáticos e documentos oficiais de orientações pedagógicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, já apontavam para um ensino de Física voltado para prática assim como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Matriz de referência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias. Todos os documentos de orientações para o ensino de Física trazem a necessidade de desenvolver a prática em laboratório e também em sala de aula.
Metodologia de pesquisa
A metodologia foi utilizada por procedimentos na pesquisa bibliográfica e documental com a abordagem qualitativa de natureza básica, onde foram analisadas coleções de livros didáticos de Física para o ensino médio e documentos oficiais para o ensino, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir a relação da teoria com a prática, levando-se em consideração a importância das duas temáticas: os conhecimentos adquiridos na escola e os conhecimentos adquiridos no cotidiano. Essa dualidade teoria e prática foi apresentada a partir da análise de quatro coleções de livros consideradas entre as mais importantes para o ensino médio. Física Clássica, Tópicos de Física, Física de Bonjorno e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cada uma das coleções com três volumes, sendo o com seis volumes, todos compõem esse trabalho. Também, relatou-se conteúdos de Física sugeridos para o ensino médio, o professor de Física perante a interdisciplinaridade e os conteúdos de Física perante os Parâmetros curriculares do estado de Pernambuco.
Foram apresentadas as mudanças na, através da lei. Nesta tese busca-se fazer um paralelo entre a relação da teoria com a prática ensinada em Física na escola do ensino médio, com orientação dos livros didáticos. Vygotsky chamou de “conceitos espontâneos e conceitos científicos”,sendo os conceitos espontâneos os aprendidos no cotidiano, e os científicos os aprendidos na escola. Com a atualização dos livros didáticos obedecendo a BNCC surgiram os livros didáticos orientados pelo, com mudanças radicais na programação do conteúdo do ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dentro dessas novas abordagens já se dar ênfase a parte experimental, a prática do dia a dia assim como a teoria estudada.