Como aprendemos no minicurso da UniverSUS, “Conhecendo Educação à Distância”, na Grécia e em Roma já haviam marcas de uma nova forma de ensinar: existiam registros sobre uma rede de comunicação, que fazia uso de cartas para a troca de informações científicas. Este fato pode ser interpretado como a primeira iniciativa de promover a educação a distância.P
Neste milênio, em 1798, nos Estados Unidos, através do ensino da taquigrafia anunciado na Gazeta de Boston, podemos considerar o início da educação à distância.O mesmo curso da UniverSUS nos ensina que, aproximadamente 100 anos depois, em 1829, a Suécia inaugurou um instituto dedicado ao ensino a distância, fornecendo materiais por correspondência. Após isso outros países começaram a seguir esta tendência e de uma forma ou outra criaram suas instituições e universidades que possuíam modelos parecidos para ensino a distância.
Ainda no século XIX, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos, ofertaram seus primeiros cursos por correspondência. No início do século XX, países como Austrália, Alemanha, Noruega, Canadá, França e África do Sul introduziram essa modalidade de ensino em seus países. Entretanto, somente na segunda metade do século XX é que a EAD se consolida como modalidade de ensino. Nesse cenário, a inauguração da British Open University, em 1969 (Inglaterra), foi considerada como um marco na evolução da EAD, pois revolucionou o modo de interação entre escola e aluno, incorporando novas ferramentas ao ensino.
Em 1.904 esse método de ensino iniciou no Brasil, com algumas instituições de ensino internacional, que ofereciam cursos por correspondência, via correio, onde o aluno escolhia e pagava pelo curso desejado. O aluno fazia atividades e as enviava para correção.Surgindo em 1.934 o primeiro curso brasileiro, pelo Instituto Universal Brasileiro, com cursos à distância, em diversas áreas, para capacitação profissional. E em 1939 surge também o Instituto Monitor, de mesmo segmento. Com o desenvolvimento desse segmento, em 1.947 surgem SENAC e SESC, com a ajuda de emissoras de rádios, passaram a fornecer cursos por áudio.
А educação no século 20-21
Em 1950 com a chegada da televisão no Brasil, as ideias sobre a utilização do novo veículo de comunicação na educação se expandiram, e entre os anos de 1960 e 1970 nascem as tvs educativas. Através delas foi possível idealizar diversos projetos estendendo o acesso à educação, como por exemplo, a promoção da alfabetização e da inclusão social de adultos. Com o passar do tempo, os cursos ganharam outros níveis de ensino e em 1978, com a parceria entre a Fundação Padre Anchieta e a Fundação Roberto Marinho foi elaborado o Telecurso 2.º grau. Em 1979, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) promoveu um curso para formação de professores do interior do país através da realização da Pós-Graduação Experimental a Distância .
Na década de 90, com o advento da internet, as instituições puderam divulgar conteúdos e estimular as interações. Em 1996 foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), resultado da grande oferta de cursos a distância promovidos por várias universidades. Além disso, nesse mesmo ano foi criada uma legislação para a EAD no Brasil, que valida os diplomas emitidos para cursos a distância .