Tecnologias de informação e comunicação

Table of Contents

Hoje a sociedade vive em uma constante transformação e essas mudanças valorizam a cada instante uma sociedade organizada em rede, cuja estruturação modifica significativamente o âmbito social, econômico e tecnológico.

A troca de informação e de conhecimento entre as pessoas, ocorre cada vez mais rápido, a atual tecnologia tornou-se mais dinâmica e se faz presente na vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Continuamente, novas barreiras são quebradas diariamente e as modalidades e a forma de ensino tendem a mudar para acompanhar tais transformações. Mais do que nunca, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) desempenham um importante papel, acarretando a forma de interagir do indivíduo perante ao meio.

A inserção das NTICs na educação podem ser uma importante ferramenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, sendo usadas como instrumento de desenvolvimento e aprimoramento, gerando resultados positivos ou negativos, dependendo de como elas são utilizadas. Neste contexto, as Mídias Sociais vêm pouco a pouco conquistando mais espaço, sendo um dos meios de comunicação mais utilizados na atualidade, pois facilitam a integração de diferentes públicos, por fornecer elementos adicionais no processo de comunicação.

É imprescindível uma mudança nos modelos de ensino-aprendizagem para aplicação das Mídias Sociais, não necessariamente rompendo com as práticas pedagógicas já existentes, mas sim com o intuito de complementá-las como novos ambientes de aprendizagem virtuais emergentes. A essência teórica deste novo cenário é a ideia do sócio-construtivismo, de que todo conhecimento é construído socialmente através das relações humanas. Essa ideia vai ao encontro do ambiente colaborativo das Mídias Sociais onde há uma complementação do método tradicional, permitindo ao aluno a construção do seu próprio saber em colaboração com seus pares e professores.

Сonclusão

Assim, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a utilização das Mídias Sociais, como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente potencializada e pensada para o ensino da matemática.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *