Como uma das disciplinas que se encontra dentro dos programas curriculares do ensino fundamental a partir do 9º ano e Médio, a aprendizagem da Química dar aos alunos uma grande possibilidade para compreender todas as transformações químicas que estão ocorrendo pelo mundo, seja de forma abrangente ou integradora, onde o aluno poderá tomar decisão de interagir no mundo como um cidadão ou mesmo indivíduo.
Assim com os conhecimentos compartilhados pelo ensino de Química, eles poderão ter uma visão mais aguçada e bem menos fragmentada do mundo, podendo ainda contribuir com o indivíduo como participante nas transformações que ocorre no mundo. Segundo PCN´s. MEC/SEMTEC (1999), “para que isso ocorra, deve-se traduzir esses conhecimentos de forma competente e com habilidade cognitivas e afetivas, para assim essas competências serem contempladas em sua plenitude”. Na facilitação dessas competências, devemos levar em consideração as aulas experimentais como forma de assimilação dos conceitos básicos de Química.
Questões de experimentação
A questão da experimentação tem sido amplamente discutida no âmbito educacional das Ciências. Salienta-se hoje que é preciso formalizar a visão de ciência, de conhecimento científico e de experimentos, de forma que haja superação da visão simplista e dogmática do uso de experimentos que apenas confirmam teorias estabelecidas. Tais indicações enfatizam que a construção do conhecimento científico dever ser parte de um processo que promova a validação de argumentos construídos pelos alunos e mediados pelo diálogo crítico, pela leitura e pela escrita e que as atividades desenvolvidas devem desmistificar a Ciência tirando dela o rótulo de neutra e verdadeira.
Com as aulas práticas nos laboratórios, poderemos melhorar com eficiência o entendimento teórico exposto em sala de aula, facilitando com isto sua compreensão e aprendizagem da ciência e de todos os seus conceitos, possibilitando uma ampliação com as atitudes cientificas e também num processo de diagnóstico da concepções que não são cientificas, contribuindo para um start no interesse pela Ciência em si.
O objetivo deste presente estudo é identificar as características do laboratório de química da instituição, observando a partir desta se o mesmo tem a capacidade de atingir o objetivo como instrumento facilitador no ensino-aprendizagem de química.
Também é preciso verificar a importância que a direção e professores concedem ao laboratório, bem como a frequência que este é utilizado. Posteriormente, será verificada a importância e contribuição do mesmo para o desenvolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem, bem como investigar se o laboratório de química será um aliado no processo de ensino-aprendizagem favorecendo de forma mais significativa e completa para formação dos educandos.