Diante da pesquisa realizada, podemos compreender que o auxílio da tecnologia digital pode ser uma grande ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de geografia, porém há várias dificuldades que as escolas públicas e privadas encontram ao tentarem oferecer uma educação de qualidade (a partir dessas tecnologias) e não possuir acesso necessário para a execução das práticas pedagógicas e para absorção de conhecimento por parte dos alunos.
A geografia é uma disciplina muito ampla que oferece oportunidades aos alunos e professores de compreender as mudanças que vem ocorrendo no universo inovador, embora as metodologias não é a mesma, e nem está mais centrada a práticas decorativas os conteúdos são trabalhados de acordo com a realidade do aluno e os “livros didáticos” não é o único meio de informação
Desse modo, ainda existem profissionais que não abrem mão da metodologia tradicional e acabam desmotivando os alunos por não lhes oferecer aulas dinâmicas e atrativas. Dinamizar os conteúdos frente à realidade de cada aluno pode ser uma iniciativa grandiosa e transformadora na vida de cada um deles.
Percebe-se que a atual educação geográfica está ganhando espaço e incentivo, onde novas ferramentas metodológicas estão diretamente envolvidas com a aprendizagem dos alunos. Ainda falta muito, mas se cada profissional for se reinventando em suas práticas de ensino e cobrando de seus superiores mais qualidade para à educação o ensino de geografia pode se tornar qualificado e transformador em cada realidade. Muitos profissionais acabam se afastando da profissão pela falta de incentivo, formação e motivação. Alguns não possuem muita confiança com as novas tecnologias e ficam com medo de enfrentar o novo, com a ideia de que não irão conseguir executar suas atividades.
É nítido observamos que existe um grande entusiasmo por parte dos alunos quando se leva algo diferente e principalmente se for relacionado aos meios digitais, os mesmos estão se atualizando diariamente os professores em alguns casos estão ficando para trás sem conseguir acompanhar o ritmo, dessa forma compreende-se que a necessidade de qualificar os professores a nova era é tão importante quanto apenas levar equipamentos de última geração paras escolas se não houver um propósito para a utilização do mesmo. Quando se tem umas propostas cumpridas em escolas e profissional capacitado para incentivar o acesso as novas tecnologias digitais o ensino geográfico será mais prazerosa na vida do aluno, pois junção de ferramentas digitais com outros meios o ensino aumentará a chance de possuir um resultado mais elevado na instituição que se adequo a esse modelo.
Comece a usar a tecnologia no ensino!
Diante desses incentivos que a educação está recebendo o para a utilização da tecnologia digital em sala de aula em especial nos conteúdos de geografia, percebe-se que ainda há profissionais, instituições e discentes despreparado para interagir profundamente nesse meio, ocasionado uma controvérsia de ideias.
Nesse sentido, a pesar de vivermos em uma era digital, que em toda parte se recebe um estimulo para inserir esses recursos na vida dos indivíduos, no ensino da geografia não é diferente mais os problemas acarreta na vida dos educadores, pois muitos deles não conseguem inserir os recursos tecnológicos em suas aulas por falta de capacitação necessária e ficarem desmotivados e acaba limitando os instrumentos para o processo de ensino e aprendizagem.
Com base no estudo realizado, foi possível entender que a pesar da tecnologia digital ter ganhado mais espaço nas vidas das pessoas, fez-se necessário aprofundar conhecimentos destas, sobre o uso consciente e favorável na sala de aula, visando cada limite das tecnologias frente ao processo de ensino/aprendizagem.
No entanto quando se trata do ensino da geografia, a utilização da tecnologia digital se torna um grande aliado para deixar as aulas mais interativas e atrativas. Dessa maneira o ensino tradicional vai perdendo espaço e com isso vai contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas dos educandos, podendo haver uma associação dos conteúdos trabalhados com a realidade que os mesmos se encontram. Porém há inúmeros obstáculos que os professores enfrentam para envolver esses meios digitais em suas metodologias, onde a necessidade de capacitação e formação continuada surgem como algumas das principais urgências a serem resolvidas.
Diante das investigações realizadas, esse trabalho nos fez perceber o quanto os professores necessitam de auxílios para que suas aulas sejam inovadoras, e as tecnologias digitais estejam presente em seu cotidiano. Assim os docentes estarão aptos para sair do tradicionalismo e fazerem com que as atividades geográficas se tornem mais interessantes e estimuladoras. É preciso sair do comodismo e buscar melhorias e reconhecimento para melhores condições de trabalho.