Atualmente o uso da tecnologia digital está inserido em todos os meios, as crianças e jovens já se adequa a essa nova cultura; Com isso o ensino da geografia já não é mais o mesmo da época passada que foi limitada por um período de grandes conturbações; os conteúdos eram programados, um dos recurso mas utilizado era o “livro didático” em bora muitas vezes não se adequava com as realidade em que os alunos estava vivenciando, então houve uma grande desmotivação tanto por parte dos docentes como dos discentes, deixando-se as aulas de geografia sem fundamento teóricos e práticos na vida dos indivíduos.
O estudo exposto tem como objetivo investigar os principais benefícios e os malefícios que os educadores encontram para incluir as tecnologias digitais como uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia.
A importância das tecnologias digitais na sala de aula
Através desta pesquisa iremos perceber a importância da inclusão de inovadoras ferramentas digitais em sala de aula, compreendo também a desigualdade (fortemente presente) na ausência de investimentos para o uso e acesso da internet nas escolas públicas e privadas, e a falta de professores qualificados ajudam a permanecer com as mesmas práticas tradicionais.
Então dessa maneira é possível destacar a importância da tecnologia no ensino geográfico, porém a diversos problemas que os professores enfrentam em suas práticas com a evolução de conhecimento que os recursos tecnológicos exigem dos mesmos e a grandiosa cobrança no mercado de trabalho.
É necessário que o profissional de geografia (e os das outras áreas) fique ligado com as novas tecnologias, para que possam proporcionar possibilidades pertinentes de aprendizagem em meio a uma sociedade contemporânea. Cobrar, buscar e ter mais capacitação se tornará algo motivador que irá permitir um bom desempenho com essas ferramentas. Uma boa maneira de deixar as aulas de geografia mais atrativas é a aplicação de habilidades diferenciadas e métodos didáticos geograficamente divertidos.