Técnicas de seleção tem como objetivo de determinar o perfil do suposto candidato ou profissional.As técnicas de seleção de profissionais para o cargo é feita a partir de provas e testes para reconhecer o candidato e observar o seu desempenho e suas ações durante esse processo.
As formas de seleção são diretas, ajuda complementando e obtendo-se mais informações sobre o possível profissional a ser selecionado.Com as técnicas de seleção pode-se provar, quais são os limites do candidato, pois ali, são aplicadas diversas formas de provar e testes de conhecimento ou de capacidade. Em geral são 5 grupos de técnicas de seleção como Chiavenato falou; por exemplo a entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
As técnicas de seleção envolvem um certo número de participantes, por exemplo uma dinâmica de grupo pois pode envolver conceitos, as atividades podem ser feitas de forma física ou mental, de uma maneira organizada tendo suas regras desde o início, ao seu desenvolvimento até o término.A seleção pode ser também por meio de uma prova de conhecimento, pode ser aplicada de maneiras diferentes mais com uma área específica para o candidato ocupar o cargo a ser preenchido.
Por meio das técnicas de seleção é possível visar e identificar fatores nos quais, eles possam medir o comportamento, e competências esperadas, assim como Planejamento e controle, trabalho em equipe, tomada de decisões, relações interpessoais, e estilos de liderança e motivação. Isso é preciso pois pode mostrar cada área específica de um candidato, mostra a identificação de profissionais capacitados com um planejamento de carreira e com os objetivos que a organização deseja ter sobre a visão do candidato.
Técnicas de seleção vem de atividades, provas e testes, dinâmicos, mentais, ou físicos, vai de cada organização, eles levam em consideração a área necessária, com isso eles veem, qual candidato se encaixa na área, suas qualificações, o seu jeito de lidar com um problema, sua maneira de comunicação com os colegas de equipe e como age na liderança de grupos e em equipe de profissionais.