Dentre tantas reflexões tem–se como foco deste trabalho, propiciar a capacidade critica (saber fazer) do futuro profissional da educação no processo de formação inicial. Refletir de forma critica a inclusão a partir da realidade escolar observada. Atuar no espaço escolar de forma a possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais.
A educação especial em um direito que todos as pessoas tem seja ela independente de raça ,gênero ,e cor não podemos excluir os alunos com deficiência das escola pois a lei nº12764/12 assegura e pune gestor ou autoridade que excluir alunos da matricula .
Toda instituição deve assegurar a permanência de todos os aluno na escola são garantidos por lei, porem esses aspectos somente tem validade se a criança se sentir acolhido pela comunidade escolar, sabemos que e uma tarefa difícil por não termos profissionais preparados para atuar com certas deficiências mas sempre procuramos nos aperfeiçoar com cada desafio .
A realidade das escolas nem sempre esta de acordo com as leis pois não oferece uma estrutura física e emocional, entretanto cabe ressaltar que mesmo sendo assegurado o processo de inclusão a todos os alunos em escolas regular e apontar caminhos para formação inicial e continuada dos professores nem todas as escolas se sentem seguras para acolher os alunos incluídos e devido a isso deixam de fazer um trabalho pedagógico centrado na aprendizagem dos alunos respeitando as diferenças, a individualidade e as limitações .
Regime para alunos com deficiência física e mental
A lei nº 5.692/71 que altera a LDBEN DE 1961 ao definir “tratamento especial” para os alunos com com “deficiências físicas e mentais os que se encontra em atraso considerável quanto a idade regular de matricula e os superdotados” , não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba reforçando o encaminhamento dos alunos para classe e escolas especiais .
Como vimos a lei º5.692/71 as nossa escolas não tem classe diferenciada para esses alunos a nossa realidade e bem diferente alunos chegam com essa deficiência e com uma idade ultrapassada muita das vezes se sentem constrangido por estar em sala com crianças de idade diferente.