A vida moderna está intimamente acoplada a exposição a diversos fatores nocivos à saúde, como por exemplo a exposição a gases poluentes, e outros diversos fatores capazes de aumentar a produção excessiva de radicais livres no organismo, que pode ocasionar em algumas patologias. Sabemos que os radicais livres são substâncias que não possuem estabilidade bioquímica, assim, os compostos bioativos dos alimentos têm o potencial de auxiliar no combate desses radicais através da estabilização dos mesmos. (RAHAL et al, 2014)
A cúrcuma tem um notável potencial antioxidante, assim como os demais membros da classe dos ácidos fenólicos. Mas além da capacidade antioxidante, possui um elevado potencial anti-inflamatório, tem como alvo principal fator nuclear kappa B(NF-kB) proteína presente em todas as células que é responsável por uma cascata inflamatória, e a cúrcuma é capaz de atuar inibindo diversas vias o que resulta na diminuição da expressão de diversas citocinas inflamatórias. Recentemente também observou-se que a cúrcuma pode auxiliar no combate ao corona vírus, através da inibição de proteases virais que tem função de replicação viral. Também foi bastante eficiente contra agentes causadores de leishmaniose, diferentes espécies desse parasito apresentam inibição do crescimento, evidenciando seu potencial imunomodulador. Alguns autores também afirmam que a cúrcuma exerce efeitos positivos para tratar a ansiedade e a mudança de humor, pois ocasiona o aumento da produção de alguns neurotransmissores. (SUETH- SANTIAGO et al, 2015; KHAERUNNISA et al, 2020.)
Para que a cúrcuma exerça com excelência suas propriedades alguns fatores devem ser observados: a cúrcuma possui um metabolismo hepático de primeira passagem. Apresenta baixa solubilidade em água, porém a cúrcuma é solúvel em soluções aquosas, o que interfere diretamente na sua absorção tornando-a pouco absorvível. A temperatura também deve ser analisada, pois elevadas temperaturas diminui sua absorção. (SUETH- SANTIAGO et al, 2015)
O presente trabalho, encaminha-se para demonstração das vantagens e ganhos da inclusão de cúrcuma na alimentação embasada em estudos que comprovam a eficácia de todas as propriedades funcionais acima relatadas