O trabalho tem como tema Inclusão Escolar: Libras na Educação Infantil o qual terá reflexões sobre as políticas para educação. FELIPE (2006) relata que o processo de inclusão não pode ser simplesmente incluir alunos surdos com alunos ouvintes nas salas regulares, como está ocorrendo na maioria das escolas públicas, porque os surdos têm o direito a um ensino-aprendizado diferenciado que atendam suas necessidades educativas específicas e estas não estão sendo consideradas pelas escolas.
A pesquisa realizado tem como motivação, salientar a importância e relevância do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas instituições de educação infantil. Ao refletir a cerca sobre a inclusão escolar, se percebe o quão complexo, abrangente e necessário é o ensino da Libras no ensino pedagógico infantil, para a promoção da cidadania. Infelizmente, a inclusão escolar de alunos surdos tem ocorrido vagarosamente, embora tenha acontecido evoluções no ambinto educacional e o tema inclusão escolar seja amplamente discutido, em diferentes esferas, ainda há tabus a serem quebrados. LACERDA (2000) ‘Alguns fatores como falta de estrutura, recursos em geral, materiais e profissionais qualificados, contribui para o atraso da inclusão escolar de alunos surdos nas instituições de educação infantil’.
Noentanto é de suma importancia a promoção da educação inclusiva ao educando surdo, desde os primeiros anos de vida. Lailla Micas (2019) diz que coordenadora do portal Diversa a inclusão de estudantes com deficiência não é uma utopia na comunidade escolar. Portanto já está acontecendo na prática em diversas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Sendo assim, é necessario trazer para as crianças a realidade de quem tem deficiência, deste modo podemos sensibilizá-las para as diferenças.Marilyn Daniels (2019) fala que “Dentre os topicos abordados, esta o tema inclusão de libras no Brasil, No estudo da memória histórica é necessário dar uma importância especial às diferenças entre sociedades de memória essencialmente oral e sociedades de memória essencialmente escrita, como também às fases de transição da oralidade à escrita”. Le Goff (2003, p. 422)
Politica publica de Libras – Carvalho e Redondo (2001) menciona ao discutirem a inclusão da criança surda, afirmam que não é simplesmente ‘jogar’ a criança surda em uma escola regular. Para que o aluno surdo se desenvolva, ele precisa de atendimento especializado. Já houve situações em que a criança surda frequentava a escola comum de forma passiva, era uma mera copiadora, entretanto, na nova proposta da inclusão, o aluno precisa desenvolver um papel ativo no sistema educacional. As autoras relatam ainda, que a escola regular precisa dispor de recursos que tornem possíveis o processo de inclusão, acessória à língua de sinais, materiais concretos e visuais, orientação de professores de educação especial, salas e recursos.
Inclusão de alunos surdos, Segundo Fernandes (1990), ‘é fundamental o acesso à Língua de Sinais o mais precocemente possível, pois a dificuldade do surdo em adquirir linguagem oral nos primeiros anos, traz consequências para o seu desenvolvimento mental, emocional e sua integração social.’
Integração de alunos surdos e ouvintes. A inclusão acontece a partir de dois movimentos: o da construção social de toda a sociedade que entende e acolhe, e o dos surdos, que vão participar porque se sentem acolhido. (STUMPF, 2008, pág 27) argumenta “Este movimento da sociedade implica em responsabilidade social como prática constante no agir das pessoas e das instituições a partir de uma posição ética, uma posição em que a liberdade individual é posta em segundo plano a fim de que a justiça assuma primazia nas relações intersubjetivas’
O objetivo dessa pesquisa é mostrar como a luta dos surdos tem contribuído para as mudanças qualitativas e alertar para o fato de que há realmente necessidade de uma inclusão dos surdos nas escolas, já que a maioria das crianças surdas nem na escola está. O presente trabalho tem como tema Inclusão Libras na Educação Infantil o qual terá reflexões sobre as políticas para educação de surdos no Brasil, a partir da década de 80. Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos no ensino regular?