Técnicas de Seleção
Técnicas de seleção tem como objetivo de determinar o perfil do suposto candidato ou profissional.
As técnicas de seleção de profissionais para o cargo é feita a partir de provas e testes para reconhecer o candidato e observar o seu desempenho e suas ações durante esse processo.
Tanto o recrutamento quanto a seleção fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo (CHIAVENATO, 2009).
Para França (2007), a seleção de pessoal não pode ser feita apenas avaliando-se a experiência e o conhecimento do trabalho a ser realizado.
Dinâmica de grupo
As técnicas de seleção envolvem um certo número de participantes, por exemplo uma dinâmica de grupo, devem-se envolver conceitos, atividades a serem feitas de forma física ou mental, de uma maneira organizada tendo suas regras desde o início, ao seu desenvolvimento até o término.
Conforme Chiavenato (2006) as etapas do processo de seleção podem ser:
análise curricular; testes; entrevista; verificação de referência e dinâmica de grupo.
Em geral são 5 grupos de técnicas de seleção como Chiavenato havia falado; por exemplo a entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
A colocação de Benucci (2003) merece destaque. Ele afirma que não é só a entrevista que conta para o preenchimento de uma vaga, mas também as dinâmicas de grupo e os testes psicológicos, uma vez que contribuem com o índice de acerto na contratação dos candidatos.
Aplicação de provas de conhecimento
A seleção pode ser feita também por provas de conhecimento, procuram medir o grau de conhecimento profissional ou técnico como noções de informática, de contabilidade, de redação, de inglês, e outras qualificações. Constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos, também procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como a perícia em lidar com computador, da digitadora ou o de operador de máquinas.
\Já Chiavenato (apud COGO, 2006, p. 81) considera a seleção como “um processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível”.
Avaliação de potencial por competências
Por meio das técnicas de seleção é possível visar e identificar fatores nos quais, eles possam medir o comportamento, e competências esperadas, assim como planejamento e controle, trabalho em equipe, tomada de decisões, relações interpessoais, e estilos de liderança e motivação. Isso é preciso pois pode mostrar cada área específica de um candidato, mostra a identificação de profissionais capacitados com um planejamento de carreira e com os objetivos que a organização deseja ter sobre a visão do candidato.
Recrutamento e Seleção: a importância de planejar e executar cada etapa do processo