Tudo sobre COVID-19

Table of Contents

O COVID-19 teve sua origem na cidade de Wuham, na China, em Dezembro de 2019 foi identificado o primeiro relato da doença, que tem como característica marcante seu alto nível de contagio. Rapidamente o vírus SARS-Cov-2 se alastrou em uma proporção gigantesca, infectando diariamente milhares de pessoas em todo o mundo e assim sendo considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro caso do vírus no Brasil foi testado o início do mês de fevereiro de 2020, e até o dia 11 de julho de 2020 foram registrados 1.810,691 infectados e 71.469 óbitos em decorrência da doença.

Atualmente não se tem vacina aprovada para o combate do vírus, e o grande desafio é encontrar um equilíbrio entre medidas preventivas e o número de leitos necessários para que o sistema de saúde possa suprir a alta demanda por internação para combate do vírus em pessoas infectadas.O bairro estudado foi o Gizelia Pinheiro conhecido como Batateiras, na cidade do Crato região do Cariri no estado do Ceará, com uma população de 4630 moradores e área de 3,57 Km². É um bairro da região periférica da cidade onde em sua população prevalece pessoas de situação socioeconômica baixa, tornando o bairro altamente vulnerável a disseminação do COVID-19 e onde as entidades do governo local precisam concentrar medidas de combate. Segundo boletim epidemiológico da cidade o número de casos confirmados no bairro são de 90 infectados até o dia 11 de julho de 2020, o maior em toda a cidade.

Esse estudo tem como objetivo apresentar a simulação do modelo epidemiológico SEIR (Suscetíveis; Expostos; Infectados e Recuperados) na transmissão do vírus COVID-19, testando senários onde o número de leitos de clinica medica se adaptam a demanda de solicitação do tratamento para a doença no bairro em questão.

MÉTODOS

Dados públicos sobre a epidemia do vírus COVID-19 no bairro Gizelia Pinheiro, município do Crato, estado do Ceara foram utilizados para obter:
– Taxa de contato: frequência de encontro entre indivíduos;
– Taxa de contato infectado: frequência de encontro entre indivíduos suscetíveis e infectado;
– Infectividade: É a probabilidade de que uma pessoa infectada quando em contato com uma suscetível tem de se infectar;
– Período de incubação: É o período entre a exposição de um agente infeccioso e o aparecimento dos sintomas da doença.
– Período da doença: Período em que o indivíduo infectado apresenta sintomas e pode infectar outros que estão suscetíveis;
– Probabilidade de sobrevivência: Chances que um indivíduo infectado tem de sobreviver;
– Duração da imunidade: Período em que um indivíduo recuperado tem de imunidade.

Um modelo com base em agentes foi usado para construir o ambiente da simulação utilizando o programa Anylogic. Tendo como estimativa que um indivíduo dentro de uma população em fase infecciosa entra em contato com uma média de 5 pessoas. Se uma pessoa infectada entra em contato com outra a probabilidade de infecção da pessoa suscetível é de 0.02. Logo após essa pessoa ser infectada começa fase de incubação do vírus que dura em torno de 3 dias, essas pessoas estão expostas, estão infectadas porem não infectam. Em seguida começa o período da doença, com aproximadamente 14 dias de duração, nessa fase as pessoas estão infectadas e também infetam outras pessoas. As pessoas que se recuperam estão imunes por um período de 90 dias e logo em seguida voltam a serem suscetíveis a infecção.

Esse modelo denominado de SEIR (Suscetíveis; Expostos; Infectados e Recuperados)

CONCLUSÃO

De acordo com a simulação do modelo de disseminação, o número de leitos em que a cidade do Crato oferece para o bairro de Gizela Pinheiro, esta suprindo a demanda dos habitantes que procura clinica medica, pois o município mantem uma taxa de infectividade baixa em relação a população e os recursos médicos disponíveis. O estudo conclui que as medidas de prevenção tomadas pelo município do Crato – CE, que inclui isolamento social (com ações como isenção nas contas de água e iluminação pública para famílias cadastradas no cadUnico, ajuda alimentar e higiênica para população carente assim como higienização de locais públicos), contiveram a disseminação em larga escala do vírus, e dessa maneira

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *