A atuação de um profissional farmacêutico voltado para a área de indústria tem seu principal foco como gestor da qualidade, que é o responsável por promover o controle e a garantia da qualidade dentro no setor industrial. Nos últimos anos a especialização de farmacêutico gestor da qualidade têm ganhado bastante notoriedade dentro do mercado de trabalho, pois dentro dessa função o profissional ganha um papel decisivo nos requisitos do gerenciamento da qualidade e no cumprimento das normas das Boas Práticas de Fabricação de uma indústria que influencia diretamente no produto, medicamento ou serviço que é ofertado.
Deveres de um farmacêutico
O farmacêutico gestor da qualidade apresenta uma série de atribuições entre elas o gerenciamento e coordenação do setor da qualidade, responsabilidade por processos de auditorias internas e externas, assim como as auditorias sanitárias, é o responsável pelo programa em BPF, entre outras atribuições. O tratamento de não conformidades dentro da indústria farmacêutica é uma atribuição do farmacêutica não muito esclarecida ao longo do curso de graduação, porém dentro do mercado de trabalho acaba sendo umas das funções primordiais, analisada em cadeia, para a promoção de um gerenciamento de qualidade de excelência.
Com base na Resolução de número 448 do Conselho Federal de Farmácia, publicada em 2006 a atuação do farmacêutico no sistema de garantia da qualidade da indústria de produtos para saúde inclui o acompanhamento e investigação de reclamações recebidas sobre o desvio da qualidade, estabelecimento de ações preventivas e corretivas também voltadas para o desvio da qualidade e participação de inspeções e investigações.
Vista como uma ferramenta para o controle, garantia e manutenção da qualidade em âmbito industrial, o tratamento de não conformidades de produtos hospitalares visa identificar tudo aquilo que se encontra desalinhado com algum requisito pré-estabelecido, seja proveniente de documentações internas ou documentações disponíveis na literatura, como a ABNT NBR ISO 13485:2016. Dentro de uma indústria a não conformidade pode ser originada tanto de produtos advindos de fornecedores e matérias, pode ser originada durante a fabricação, como pode ser originada durante o uso do produto.
Com isso ressalta-se a profissão do farmacêutico gestor da qualidade dentro de uma indústria e o tratamento de não conformidades, que expressa a possibilidade de enxergar o funcionamento de todo um sistema da qualidade implementado dentro de uma empresa.