Introdução
O RCP (Reanimação Cardiopulmonar), uma técnica simples, é a sequência organizada de ações que é realizada por primeiros-socorristas no atendimento a vítima em Parada Cardíaca.A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar, para de bombear sangue e oxigênio, privando outros órgãos de tal.
O principal sintoma é a ausência de pulso e falta de movimentos respiratórios, além disso temos dor forte no peito, falta de ar, sensação de palpitação, tonturas e desmaio.A Reanimação Cardiopulmonar ocorre por meio de compressões do tórax, visando bombear sangue do coração para todo o corpo estimulando assim a circulação de oxigênio aos órgãos, e por meio de uma respiração artificial, sendo essa uma tentativa de fornecer oxigênio aos pulmões.
A importância do conhecimento sobre o assunto se faz de extrema importância no cotidiano das pessoas leigas, pois acredita-se que este pode prover a precária intervenção, contribuindo para os alarmantes índices de mortalidade. Estudos evidenciaram que a mortalidade aumenta em 7% a cada minuto sem RCP.O que acaba sendo preocupante já que 80% dos casos vão a óbito em ambiente pré-hospitalar pela falta do reconhecimento de sintomas prévios. A partir desses dados, nós, estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), utilizando-se da Metodologia Ativa, decidimos desenvolver uma simulação na escola municipal Professora Odette Duarte da Costa, localizada no bairro Morada do Sol, para levar o conhecimento acerca das manobras que visam auxiliar a parada cardiorrespiratória.Objetivos Descrever a experiência da utilização de oficina teórico-prática como estratégia de ensino em reanimação cardiopulmonar (RCP) para professores e coordenadores do colégio municipal Professora Odette Duarte da Costa do Bairro Morada do Sol, em Presidente Prudente.
Descrição
Os estudantes do PAPP V, dentro do curso Medicina realizaram uma ação preventiva, por meio da simulação.A ação realizada contou com explanação teórica do conteúdo somada à realização de estacoes práticas que possibilitaram submeter os discentes ao manejo de uma simulação de RCP.
Foram utilizados como recursos materiais: manequins simuladores de RCP (três tamanho adulto, três tamanho neonatal). Os itens utilizados são de propriedade da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).Em um primeiro momento foi apresentado uma breve explicação sobre o que é a reanimação cardiopulmonar (RCP) e como podemos intervir e mudar o prognostico de forma simplificada. Em seguida foi feita a divisão em três grupos nos quais fizemos a simulação de uma reanimação cardiopulmonar explicando passo a passo.A capacitação de Suporte Básico de Vida foi aplicada em abordagem individual.O foco torna-se o ensino das técnicas, divididas em duas estacoes: adulto e neonatal. Nelas cada participante aprendeu e executou as técnicas de compressão torácica, otimização de via aérea e ventilação. Cada instrutor, durante as oficinas individuais, interviu se necessário para corrigir as técnicas usadas em treinamento.
Conclusões
Conclui-se que a realização da palestra com as simulações é de extrema importância, visto que a parada cardíaca é sem dúvidas um evento que ocorre com frequência, necessitando, assim, de conhecimento sobre as manobras de reanimação. Desta forma a ação realizada tornou assim os professores e coordenadores capazes de praticar as técnicas de Suporte Básico de Vida corretamente. Ressaltando a importância de proporcionar ao paciente melhores chances de sobrevida com uma assistência de excelência e qualidade.