A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCAÇÃO PELO BRINCAR

PLAYFULNESS CHILDREN EDUCATION: EDUCATION BY PLAYING

Sara Moreira Costa Felipini
Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Resumo

O lúdico é algo inerente ao ser humano. E essa ludicidade que já faz parte da psique humana, se bem delineada pode contribuir para o desenvolvimento educacional da criança na educação infantil. O presente estudo objetivou ressaltar e compreender a importância do uso do lúdico, dentro da educação infantil para o desenvolvimento da criança.

Buscou a compreensão de diversas interações que a ludicidade pode ter ao relacionar-se com a escola, mostrando a necessidade da brincadeira, a interação entre a brincadeira e a criança, o seu desenvolvimento pelo lúdico e o processo educativo. O estudo permitiu compreender que a ludicidade ao ser trabalhada na educação torna-se significativa à criança visando o seu aprendizado, pois faz com que ele seja muito mais prazeroso. Deve haver, contudo uma vontade de colocar a ludicidade em prática por parte do educador, pois esta prática pedagógica ainda não é entendida como eficaz.
Palavras-chave: Ludicidade, lúdico, aprendizagem, brincadeira, brinquedo, Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

Em todos os momentos da vida, o ser humano sempre está envolvido numa constante aprendizagem e descoberta , seja pela socialização com o outro, seja pelo domínio que exerce sobre o meio em que está inserido. O homem nasceu com a busca do conhecimento dentro de si, nasceu com a capacidade de investigar buscando adquirir conhecimentos. E é graças a esta habilidade que ele pode manter-se vivo desde o seu surgimento na Terra, transformando-o em um ser social.

Nesse sentido a busca interior por interagir com seu semelhante, troca de experiências, apropriação de conhecimentos, interação social é denominada Educação. Nas palavras de Piaget (1993, p.23) é a “extensão progressiva do organismo” e esta extensão alcança outros que também passam por este processo dessa forma há um comungar de saberes e um agir em conjunto, uma cooperação para o saber. Esse saber pode se dar de inúmeras maneiras e em várias idades como na infância.

Na infância a criança está imersa em um mundo só seu, é o tempo das brincadeiras. Através delas a criança se satisfaz quase que totalmente. Aquilo em

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *