INTRODUÇÃO
A dança é considerada uma atividade física complexa, pois beneficia tanto a saúde física como mental do praticante, englobando socialização, fisiologia corporal bem como a biomecânica . O desenvolvimento infantil é moldado à partir da arquitetura cerebral em conjunto com as influências do meio em que a criança vive e interage .
O jazz é caracterizado pelo conjunto do isolamento de partes do corpo com o ritmo pulsante, dando balanço e movimento ao corpo, desenvolvendo assim a coordenação, agilidade e musicalidade de quem o pratica . Classificado como uma das modalidades de dança, o jazz se destaca pela liberdade de movimentos, que originadas a partir de derivações do ballet, danças folclóricas e por meio da cultura negra sendo considerado como o tipo de dança mais praticado no mundo .
O jazz dance incorpora vários objetivos, apresentando assim um considerável potencial de desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e de auto-expressão , assim, a atividade musical, o contato com o som, o ritmo e o movimento, possuem forte relação com o desenvolvimento e a formação da criança .
Diante da escassez dos trabalhos que relacionam o jazz dance com o desenvolvimento infantil em um panorama geral, este presente trabalho refere-se à uma revisão simples, visando compilar através de revisões bibliográficas, contribuindo para o acervo de pesquisas realizadas sobre as áreas de interesse. As principais fontes consultadas para a elaboração da revisão bibliográfica foram artigos em periódicos científicos, livros, teses e dissertações. As bases de dados consultadas foram Pubmed, Scielo, Google Acadêmicos e Livros, os anos de publicações foram artigos e livros desde 1990 até o ano atual 2020.
A HISTÓRIA DO JAZZ
A dança surgiu da necessidade do homem expressar emoção, identificada como umas das primeiras manifestações artísticas do ser humano, o jazz surgiu de raízes de cultura negra com características marcantes de danças africanas, juntamente com a cultura branca, sendo esta, influenciada pelas músicas ou danças brancas e/ou satirização do comportamento dos brancos .
As Canções de Trabalho (work songs), era uma forma dos escravos serem tranqüilizados e consequentemente aumentarem a produtividade. Funcionavam por parte dos escravos como uma manifestação de seus pensamentos, de seu cansaço e era utilizada como um código de comunicação estabelecido.Este gênero de dança, por carregar consigo motrizes estéticas africanas, retratam os pés deslizando em contato ao solo, o movimento centrífugo partindo dos quadris para as extremidades, o ritmo impulsivo, a musicalidade, o balanço e a mobilidade do tronco .
A emancipação dos escravos, em 1863, foi decisiva para a história do jazz, já os negros levaram com eles as transformações que fariam as danças tribais africanas chegarem ao jazz, porém foram os brancos que levaram primeiramente essa dança aos palcos . Segundo Jesus e Dantas (2012), foi no século XIX que o jazz dance emergiu nos Estados Unidos, juntamente o estilo musical jazz, porém apenas em 1902 ganhou notoriedade.
O aparecimento do jazz em shows foi de forma lenta e gradual, ganhando mais força no final do século XIX, onde os espetáculos que tinham mais audiência em público, eram relatados pelos críticos da época como algo vulgar, sendo este descrito principalmente pelos movimentos dos quadris .Na década de 1920, o jazz começa a se caracterizar como uma dança que isola partes do corpo que se movem separadamente seguindo o mesmo ritmo, a combinação do corpo em vários ritmos diferentes, e o uso correto do centro de gravidade do corpo que dança .
Diversos estilos de música e dança jazz, divididas em dança teatro e dança social, popularizaram o jazz, propiciando a criação de musicais, aumentando a produção artística e profissionalizando os dançarinos como atores e como professores nesta década . Foi nessa nova fase que o jazz começa a ter influência da dança clássica e moderna, passando a ser praticada por bailarinos treinados nessas técnicas .
No Brasil, de acordo com Mundim (2005), o jazz se fortaleceu a partir da década de 1950, através de shows de televisão, e passou a se difundir entre as escolas e academias, sendo este um fator determinante para o desenvolvimento de algumas técnicas; pois ao longo de sua evolução, cada professor criava sua própria metodologia, tendo em vista seu estilo próprio e caracterizando esta modalidade por uma procura de novos movimentos, tendo como base o improviso.
O pai do jazz
Considerado o pai da técnica de dança do jazz e pai da dança do teatro, Jack Cole (1911-1974) começou como um dançarino moderno. Nascido em 27 de abril de 1911 como John Ewing Richter em New Brunswick, Nova Jersey, sua infância teve um profundo impacto em sua vida adulta, e consequentemente em sua carreira como coreógrafo de dança. Semelhante a outros grandes mestres da dança jazz, Bob Fosse e Luigi, os movimentos de Cole foram impactados por sua experiência de vida, transformando a dor que experimentou enquanto era jovem e refletindo essas emoções em seu estilo .Em 1930, Cole demonstrou seu potencial à Ted Shawn, e o ingressou na Denishawn House, onde treinou, se apresentou e excursionou, mais tarde, juntou-se à trupe de Charles Weidman e Doris Humphrey, onde continuou a melhorar sua arte.
Para expandir seus conhecimentos sobre o assunto, Cole procurou vários métodos e estilos de dança, ao aumentar seu repertório de técnicas de dança, incluindo estilos moderno, balé e oriental, desenvolvendo assim um estilo próprio de dançar .A partir de 1944, Cole liderou um grupo de dança no Columbia Studios, seus dançarinos eram constantemente desafiado por sua ênfase na técnica, resistência e dinâmica .
Figura 1: Jack Cole danced “like a big cat. Fonte: BBC, 2019.
Seu estilo dramático, controlado, exigente, explosivo e animalesco, cheio de emoção e movimento foi consagrado como o primeiro dançarino a formalizar uma técnica teatral de dança jazz . Combinando os passos do jazz popular da época, os aspectos da dança moderna e influências étnicas .
O repertório de coreografias de Cole incluem vários trabalhos em teatro e cinema, sendo que a partir de 1950, coordenou coreografias de vários filmes de sucesso e trabalhou com várias estrelas de Hollywood, e teve grande participação de seus créditos nas produções da Broadway.
Uma das obras-primas de Cole, intitulada como “Gentlemen Prefer Blondes’, desencadeou a colaboração dinâmica entre Jack Cole e Marilyn Monroe, embora não fosse uma dançarina treinada, Cole criou uma identidade sensual para a artista através do simples uso da linguagem corporal, em conjunto à musicalidade .
Figura 2: Jack Cole worked with Marilyn Monroe on other films such as Let’s Make Love. Fonte BBC, 2019.
Segundo Russel , Cole é referido como o pai da dança teatral do jazz, e seu impacto ainda é visto no entretenimento moderno; o uso da segunda e quarta posições paralelas é incrivelmente popular em vários estilos de dança jazz .
Essa forma de arte do jazz está continuamente se desenvolvendo e evoluindo, seguindo as tendências de cada década e nova geração, no entanto, o estilo de Jack Cole e suas as raízes da dança jazz ainda são exemplificadas na dança teatral americana hoje .
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A dança no geral, proporciona ao praticante uma grande consciência corporal em relação ao mundo, desenvolvendo assim criatividade, manifestação dos seus sentimentos, autocontrole e interação social .
Outro fator relevante na prática da dança é o estímulo de um processo de criação, de acordo com Kunz (1994), a improvisação na dança conduz à uma descoberta, permitindo chegar ao já conhecido ou ao desconhecido através dessas experimentações, objetivando alcançar algo novo .Segundo Moura e colaboradores (2019) o jazz se relaciona à dança em sua totalidade, pois assim como outras modalidades da mesma, os fatores motivacionais e influenciadores são semelhantes.
A dança jazz pode ser considerada uma forma de experiência emocional, expressa em movimento e estimulada pela música, ritmo ou sons .
Não se tratando apenas de aprender coreografias, os sentidos que englobam são bem mais amplos e complexos, sendo assim, por mais agradáveis e belos que sejam as repetições mecânicas de gestos com sequências de movimentos bem elaborados, não se deve ignorar o fato de agregar a si outros benefícios, tais como nos âmbitos psicológicos, motores e sociais .
Desenvolvimento Psicológico
O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra. Assim, torna-se muito importante estimular o desenvolvimento psicomotor para que a criança conscientize-se de seus movimentos corporais que expressam suas emoções e suas descobertas .
De acordo com Pereira (1994), a dança proporciona o estímulo às relações interpessoais e proporciona um trabalho em grupo desenvolvendo um senso de responsabilidade e confiança, podendo auxiliar também, segundo Viana e Silva (2016), uma melhora na autoestima, na quebra de diversos bloqueios psicológicos, melhoria na sensibilidade de pensar, agir e sentir, estimulando também por fim o autoconhecimento e a melhora na timidez.
Desenvolvimento Motor
Considerando o desenvolvimento da parte motora, a melhoria observada no desenvolvimento da musculatura corporal de uma forma natural e integral, a coordenação motora, a postura e o equilíbrio .
A dança também é buscada por uma opção de atividade física, proporcionando manter o corpo em forma e ter uma boa aparência.Hass e Garcia (2006) afirmam que a dança promove melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente no sentido da busca por energia, harmonia e estímulos positivos.
A variação nos movimentos entre as habilidades básicas como: correr, saltar, saltitar, agachar ou se mover em direções diferentes, incluindo giros, que podem ser sobre o próprio eixo ou em torno de algum objeto. Segund ainda Cavasin e Fischer (2012) o desenvolvimento de valores físicos através dos movimentos corporais motores (saltos, corridas e outros) ocorre quando há necessidade de coordenação entre braços, pernas, cabeça e tronco
Desenvolvimento Social
A dança no seu caráter de educação e formação, pode fazer com que se desperte um maior senso de disciplina e responsabilidade.
Segundo Marques (2007), a afirmação de que a dança no geral, auxilia no desenvolvimento das grandes funções mentais, como a atenção, memória, raciocínio e imaginação é verdadeira. Também contribuindo para melhora do autoconceito e da autoestima, possibilitando uma maior interação no meio social, colaborando com o enriquecimento das relações interpessoais.
Na dança se fazem necessários atributos como: respeito ao próximo, solidariedade e dignidade, onde Vieira (2012) destaca que a ética na dança desencadeia uma série de reflexões, que através dos questionamentos vivenciados no corpo por meio de movimentos dançados podem levar à expressão de opiniões a respeito da dança sem agressividade, desrespeito e injustiça.
Os autores Zaniboni e Carvalho (2007) podendo citar os benefícios do jazz, afirmam que através dessas práticas as crianças criam um espaço saudável da convivência em grupo, trocando experiências e compreendendo os limites do outro. Contribuindo com essa afirmativa Marques (2010) relata que a dança é uma ferramenta de interação social ao proporcionar melhor relacionamento entre os pares.
DISCUSSÃO
A dança oportuniza interação entre os indivíduos, onde no convívio passam a se conhecer melhor, aprendendo a lidar uns com os outros, com suas diferenças e na resolução de problemas encontrados no meio social.De acordo com Godoy e colaboradores (2005) a afirmação de que o corpo se torna um meio de interação do indivíduo com o mundo na dança , facilitando o desenvolvimento da consciência corporal e das possibilidades de comunicação com o outro.Em pesquisa feita por Moura (2019) através do uso de questionários, constatou-se que a maior procura pela dança, em especial o jazz, foi feita por motivos de lazer, como forma de diversão nos seus momentos livres.Hass e Garcia (2006) afirmam que a dança promove melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente no sentido da busca por energia, harmonia e estímulos positivos.
Segundo Samulski (2002), a motivação para a prática de uma atividade depende da interação entre a personalidade (expectativas, interesses, motivos e necessidades) e fatores do meio ambiente como algo atraente, um desafio ou influência social.
Segundo Moura e colaboradores (2006), em pesquisa feita com crianças , as mudanças observadas após o início da prática do jazz, destacou-se a no âmbito motor, a melhora na agilidade, flexibilidade, força muscular, concentração, responsabilidade e conhecimento do movimento.
Ainda em afirmação, Ferreira (2009) relata que a dança colabora para a formação da personalidade, conduzindo seus sentimentos e emoções, possibilitando o fortalecimento de uma identidade, e desenvolve ao aluno uma visão própria crítica e participativa na sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dessa forma, a dança jazz tem grande relevância nas relações sociais, observando o quanto elas influenciam na formação pessoal de cada indivíduo e na personalidade, portanto a dança pode ser considerada uma atividade completa, pois, além de trabalhar emoções, atitudes e sentimentos, ela também trabalha o corpo, desenvolvendo capacidades motoras, e ainda atuando no bem-estar, atingindo a parte mental do ser humano .