Data: 11/07/2020
Matéria: Prevenção e Controle de Risco
Professor: Alessandro Martins
Aluno: Eduardo Fonseca Magalhães – MAT: 19B0530310
1) Explique o que você entendeu sobre um PGR (Programa de Gerenciamento de Risco).
O Programa de Gerenciamento de Risco – PGR, no meu entendimento é um instrumento facilitador no atendimento aos requisitos definidos no GRO, documento este que apresenta um conjunto de procedimentos, parte integrante de um sistema de gestão dos aspectos associados a segurança no ambiente de trabalho, através do inventário de riscos, que funciona como um mapeamento dos riscos inerentes as atividades, norteando a tomada de ação presente no plano de riscos, com o propósito de eliminar, reduzir e controlar, devendo ser seguidos e adotados pela empresa na prevenção de acidentes de trabalho, podendo obter diferentes caminhos de acordo com a atividade em questão, como por exemplo no ambiente da indústria química, construção civil e etc… Assim sendo as atividades e suas particularidades deverão se adaptar ao PGR conforme os risco e processos.
2) Explique o que você entendeu sobre GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?
O GRO é um modelo de gestão que apresenta os requisitos mínimos que a empresa precisa atender para garantir a melhoria continua em SST, garantindo ambientes mais seguros e saudáveis. O GRO apesenta diretrizes e requisitos para que as empresas identifiquem, analisem, avalie e controle os riscos existentes em seus ambientes de trabalho, assim como o monitoramento e analise criticamente dos riscos ocupacionais, os acidentes ocorridos, e os potenciais agravos a saúde do trabalhador, visando a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e mais saudáveis, tendo como objetivo principal nortear as empresas para que elas tenham um processo de melhoria continua em SST.
3) Imagine você sendo um Engenheiro de Segurança de uma empresa, quais medidas de segurança você adotaria para prevenção e controle de riscos nas atividades envolvendo construção civil?
Adotarei procedimentos para mapear e entender os riscos associados a construção civil, como: atropelamentos, problemas ergonômicos, contato e inalação de produtos químicos, ferimentos por materiais cortantes, queimaduras, picadas por animais peçonhentos, acidentes com maquinas, quedas de níveis e desnível, choque elétricos e etc. Desenvolverei procedimentos de gestão com praticas e programas garantindo a segurança no ambiente de trabalho, através da gestão de liderança com a participação efetiva de todos os colaboradores, com objetivo de identificar e avaliar os riscos, criando mecanismos de prevenção e controle, tornando os profissionais capacitados para lidar com os riscos inerentes. Reavaliarei periodicamente os programas para melhoria continua, englobando tecnologias mais eficientes, dando uma atenção especial aos riscos de maior gravidade. Sendo a NR18, base de diretrizes na construção civil, será criado instrumentos de implementação, para garantir a implementação da legislação, considerando sempre as orientações das NBR`s associadas.
4) Imagine você sendo um Engenheiro de Segurança de uma empresa, quais medidas de segurança você adotaria para prevenção e controle de riscos nas atividades envolvendo produtos químicos?
Sabendo que os produtos químicos podem trazer malefícios a saúde e segurança da população, meio ambiente e patrimônio publico ou privado, como engenheiro tenho o dever de intervir com medidas através de uma gestão dos riscos químicos, buscando primeiramente classificar as propriedades química e físicas dos produtos para entender quais os efeitos negativos que ela pode impactar, como: risco as instalações em comunidade, incêndio e explosões. Quando houver a necessidade de transporte desses produtos perigosos, as mesmas deverão ser classificadas de acordo com seus riscos: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, substancias oxidantes, peróxidos orgânicos, substancias tóxicas e substancias infectantes etc…
Após o mapeamento e classificação dos produtos químicos, promoverei treinamentos para os funcionários no intuito de entenderem as simbologias utilizadas na comunicação dos riscos, identificando-os e compreendendo-os.
Identificar os documentos de segurança, normas e legislações cabíveis ex: baseando-se na legislação, farei uma avaliação dos processos e riscos e construção do PAE. Serão implantados procedimentos de sinalização dos elementos químicos, considerando os dispositivos da NR26, aonde dispõe todas a diretrizes relacionadas a sinalização de segurança dos produtos químicos, através da rotulagem preventiva, implementação de placas entre outros.
A partir dos estudos de todos os processos elencados anteriormente, desenvolverei metodologias de monitoramento e controle das atividades que envolvem os produtos químicos, em busca da melhoria continua nos processos de eliminação, redução e controle dos riscos.
5) Imagine você sendo um Engenheiro de Segurança de uma empresa, quais medidas de segurança você adotaria para prevenção e controle de riscos nas atividades envolvendo eletricidade?
Primeiramente desenvolverei um programa para atender a NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), apresentando requisitos e condições de segurança mínimas para que sejam implementados sistemas de prevenção de acidentes e medidas de controle garantindo a integridade física dos funcionários que exercem atividades relacionadas à eletricidade.
Implementarei os procedimentos definidos a partir do programa de atendimento a NR10, priorizando a execução de medidas de controle coletiva (definidas no item 10.2.8 e nos subitens), promovendo projetos adequados dentro das normas pertinentes, identificando os níveis tensão das redes envolvidas, tendo em vista que a depender da voltagem há determinação de um tipo especifico de controle e ações emergenciais, levando em consideração todos os processos da atividade, desde a sua montagem, operação e manutenção.
No intuito de garantir a segurança no ambiente de trabalho, contratarei profissionais habilitados, qualificados, capacitados e treinados para desempenhar as atividades com eletricidade.
Será elaborado e implementado um programa de treinamento dos profissionais envolvidos com os riscos elétricos, mecanismo essencial para que as medidas de segurança sejam entendidas, assegurando a proteção de todos. Neste programa serão desenvolvidos alguns mecanismos de capacitação dos colaboradores para a realização das tarefas, conscientização sobre as medidas de controle, apresentação dos riscos envolvidos e a importância da utilização dos EPIs .
Também serão apresentados todos os procedimentos de segurança da NR 10, demonstrando o uso de equipamentos de segurança específicos para eletricidade. Ou seja, um conjunto de ações que ao ser aplicadas, garantirão a segurança e o bem-estar de todos na empresa, preservando a qualidade dos serviços e a produtividade na realização das tarefas com eletricidade.
Providenciarei um procedimento de entrega e controle dos EPI`s, em atendimento ao direito de todos funcionários, e o dever de todo empregador providenciar e fornecê-lo à sua equipe, garantindo a integridade física e preservação da vida no ambiente de trabalho. A atividade elétrica em particular, pelo os riscos de grande proporção, utiliza-se EPIs específicos, demandando de maneira essencial a presença de um engenheiro ou técnico em segurança do trabalho para identificar as situações de risco e garantir as medidas de proteção dos operários durante a jornada de trabalho.
Após identificação dos riscos, serão adotados mecanismos de sinalização de segurança nos locais que apresentem riscos eminentes e potenciais, atendendo a NR26, identificando os circuitos elétricos e impedimentos.