Nos últimos anos, tem-se dado um enfoque maior em relação a jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, isso porque têm sido realizadas várias pesquisas, que comprovaram a importância desses elementos no ensino aprendizagem.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, no Art. 7: toda criança tem o direito de se divertir “[…] toda criança terá o direito de brincar e divertir-se cabendo à sociedade e a autoridade pública garantir a ela o exercício pleno desse direito”.As crianças são únicas, cada uma tem sua particularidade, embora não seja dessa forma que elas têm sido consideradas na maioria das escolas, uma vez que as atividades propostas são divididas, hora se trabalha atividades para desenvolver coordenação motora, outra o raciocínio, outra para as expressões corporais, outra para a linguagem, outra para o brincar sob orientação do professor, outra para brincadeira livre, e assim por diante. Essa segmentação não vai de acordo à formação da individualidade total das crianças nem de suas necessidades.
“Os indivíduos precisam construir sua própria personalidade e inteligência. Tanto o conhecimento quanto o senso moral são elaborados pelas crianças em interação com o meio físico e social, passando por um processo de desenvolvimento” .
A principal preocupação da educação deveria ser a de proporcionar a todas as crianças um desenvolvimento eficaz. É muito importante que os conteúdos sejam eficazes aos conhecimentos das crianças, a seus interesses e necessidades, além de desafiar sua Inteligência . A aprendizagem depende muito da motivação, e para que elas se dediquem a uma atividade, as necessidades e interesses são as mais importantes razões que qualquer outra. O lúdico, ou seja, jogos, brincadeiras, interesse, prazer, ajuda a desenvolver a criatividade e proporciona bem estar aos alunos e cabe ao professor utilizá-los como meio para desenvolver muitas capacidades, para que o ensino aprendizagem aconteça de forma espontânea, divertida e principalmente significativa, o educador deve ter clareza nesses objetivos, assim, ao pensar em atividades significativas e desafiadoras, é importante articulá-las de forma unificada, conforme a realidade sociocultural de cada criança, sua faixa etária e o limite de cada um, lembrando sempre que cada indivíduo tem o seu tempo para aprender. É nesse momento que as atividades lúdicas são avaliadas como uma opção significativa e importante, porém, não como único recurso de ação. Seu uso não elimina outras possibilidades de aprendizagem.
O trabalho com o jogo em sala de aula
Trabalhar com o jogo dentro de sala de aula é muito importante, pois facilita a interação entre os alunos, o professor que não tem esse hábito terá com certeza mais trabalho em desenvolver atividades utilizado o jogo e brincadeira, mas com o passar do tempo perceberá que estes são recursos que além de divertir e tornar a aula prazerosa, as crianças vão aprender mais do que com lições e exercícios no caderno. Para ilustrar esse contexto Friedimann (2012, p. 38) explicita: Através de um jogo ou brincadeira, as crianças ativam mais a mente do que nos exercícios intelectuais.
Por meio da brincadeira as crianças se relacionam com outras pessoas, descobrem o mundo, aprendem, cresce e se desenvolve com qualidade, saúde, estimulam diretamente a criatividade, sensibilidade e a interação. O lúdico auxilia também no desenvolvimento, pois brincando a criança inventa e reinventa, cria e fantasia fatos que presencia no seu dia-a-dia.Segundo Vygostsky (1998), os maiores alcances de uma criança são adquiridos através do brinquedo, isso porque o mesmo ensina a almejar, fazendo uma relação desses desejos a um eu-fictício, estabelecendo o jogo e suas regras. O autor assegura ainda que é através da brincadeira que a criança supera seus desafios e limites, experimenta experiências novas independente de sua idade e realidade a qual está inserida, proporcionando o desenvolvimento da sua consciência e do seu eu.
Para Piaget (1998), a atividade lúdica torna-se fundamental quando o assunto é educação, sendo para ele como um “berço obrigatório” que instiga a aprendizagem da criança. Os autores confirmam que a atividade lúdica é importante ao desenvolvimento infantil, que pode ser trabalhado através das brincadeiras e dos jogos, aprendendo a seguir as regras, a ter limites, estabelecer um com relacionamento com outras crianças.
Contudo, através da ludicidade as crianças tendem a aprender de forma mais prazerosa, colaborando para seu desenvolvimento, além de auxiliar na incorporação de valores morais e culturais, visando à construção de sua autoimagem e de sua autoestima, despertando nas crianças potencialidades como a criatividade e o senso crítico.
O Referencial Curricular Nacional apresenta como função das escolas de Educação Infantil oferecer a todas as crianças que a frequentam, noções culturais que permitam enriquecer sua inserção na sociedade e seu desenvolvimento. Tornando possível por meio de situações de interação o desenvolvimento da identidade das crianças, promovendo a socialização.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/jogos-brincadeiras-na-construcao-das-aprendizagens-crianca.htm