O presente trabalho mostra a importância da ludicidade no processo de alfabetização como forma de levar as crianças a imaginar, sonhar, divertir, e principalmente, aprender. Por isso, entre as questões que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, encontra-se em destaque a prática pedagógica do professor e a maneira como é tratado os diferentes conhecimentos dos alunos. Cada ser humano tem sua individualidade, seu modo de desenvolvimento. Sendo assim, a educação tem a responsabilidade de transformar o indivíduo, e o ato de educar deve provocar mudanças, levando o aluno a ser autor de sua própria história. As atividades lúdicas podem influenciar na construção do conhecimento da criança.
A ludicidade e a expressão artística são vistas comumente como revolucionárias. A arte visa a vida de uma outra forma, carregando consigo a dimensão ideológica, política, sociológica e pedagógica.Assim a pesquisa tem como objetivo analisar o lúdico e sua importância no processo de alfabetização, investigar a partir de pesquisa bibliográfica e procurar diagnosticar possíveis dificuldades encontradas por professores para trabalharem a ludicidade no processo de alfabetização.
Do aspecto didático, as brincadeiras e os jogos geram situações em que as crianças aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem diversas habilidades associando aspectos cognitivos, sociais e físicos. As atividades lúdicas permitem que as crianças identifiquem novas possibilidades de interpretação e representação da realidade e reelaborem criativamente sentimentos e conhecimentos, de acordo com as suas necessidades.A construção da teoria se deu com os teóricos Vasconcellos, Freire, Piaget, Cury, Vygotsky, Santos, Oliveira. Metodologicamente a pesquisa adota o método dedutivo, cuja abordagem do problema é qualitativa, pois trata-se de uma pesquisa bibliográfica e explicativa.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para descrever este trabalho é de cunho bibliográfico, a partir de estudos teóricos. É evidente que a base desta pesquisa se faz através de dados já elaborados anteriormente como, por exemplo, livros, enciclopédias, periódicos, revistas e jornais, além de publicações como artigos científicos, resenhas, ensaios críticos e também através de página na internet.