Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os desafios de uma gestão escolar, tanto como os problemas a ser resolvidos como as metas a serem cumpridas, e de estabelecer a importância e a necessidade de uma equipe qualificada. Apresentar sua necessidade de comparticipação juntamente com o corpo docente e a sociedade, destacando transparência em planos, participação e atitudes. Respeitando a individualidade de cada um e seus saberes, incluindo a diversidades de opinião, vivência e posicionamentos, neste sentido, é preciso considerar o contexto num todo só, valorizando a construção coletiva.
1 Introdução
Nesse trabalho considera-se a equipe gestora dentro da instituição de ensino uma forma acolhedora sobre as atitudes a serem tomadas, também a influência que ela exerce sobre a comunidade escolar e toda sua participação no processo de ensino aprendizagem no decorrer dos anos escolar dos alunos.
A instituição de ensino escolhida foi a E.M.E.F. O devido estágio foi realizado no período da matutino e vespertino, foram 3 dias de observação seguidos de entrevista.
Esse trabalho é composto por introdução, fundamentação teórica e vivência de estágio, onde podemos desenvolver a prática da equipe gestora e sua importância para o bom desempenho escolar.
Diante disso, a função de gestor e seu devido papel para a sociedade e para escola exige um olhar atento, para que possa vir a ser resolvido qualquer empecilho, e também enfrentar os desafios que se apresenta durante os dias letivos.
2 Área de concentração: fundamentação téorica
2.1 A rotina da gestão escolar
O papel do gestor educacional é extremamente importante para a instituição educacional pois a conexão entre escola e a comunidade é ele que faz. O gestor tem a função de ajudar nas metodologias aplicadas dentro da sala de aula, observando o desenvolvimento interno com os colaboradores e os administrativos. Atentar-se e debater as propostas pedagógicas para um plano de ensino ajudando os professores, o gestor educacional tem multifunções como coordenador, diretor, assistente pedagógico e alguns possuem atribuições especificas no seu campo de atuação.
O planejamento deve acontecer de forma democrática pois todos que atuam na escola devem participar, ele influência o andamento escolar, deve acontecer reuniões para que possa ter discussões estar aberto para sugestões, ideias sobre o funcionamento da instituições ,para que o gestor escute seu grupo e possa fazer uma boa administração, o planejamento e uma ação necessária para organizar as metas, quais os objetivos, resolver recursos financeiros e materiais pedagógicos.
O gestor educacional tem a responsabilidade de liderança necessária para manter a importância na educação e o encorajamento a produção dos professores, precisa ter conhecimento na sua área de atuação, domínio de recursos tecnológico, tomar decisões para melhor atender seus professores, funcionários, alunos e a comunidade, administrar as verbas que vem para a escola como notas e prazos, visando o melhor para todos, porque a escola não se faz sozinha, somente juntos fazer escola para o futuro.
O planejamento deve ser bem elaborado e participativo, pois o gestor precisa liderar as mudanças, as implantações e ter consciência dos resultados que possivelmente podem acontecer, pois ele precisa sempre estar a frente de mudanças, mesmo com dias difíceis ele está sempre correndo atrás para dar o melhor de si e fazer que sua instituição seja de boa qualidade de ensino.
O trabalho dos gestores escolares se assenta sobre sua capacidade de liderança, isto é, de influenciar a atuação de pessoas para o trabalho, a aprendizagem e construção de conhecimentos, e tem em vista que a gestão se constitui em processo de mobilização e organização do talento humano para atuar de forma compartilhada na promoção dos objetivos educacionais.
Os desafios que o gestor enfrenta dia a dia fazem parte de sua rotina pois para manter uma instituição funcionando não e uma tarefa fácil, mas com planejamento e organização se supera dias difíceis ,pois o gestor tem que ficar atento a todos os pontos da escola ,fazer com que os alunos venham para a escola todos os dias, para ter um ensino de qualidade ,estimular os professores ,criar ações para que a família seja participativa no ambiente escolar. O processo de ensino aprendizagem e um dos desafios que o gestor enfrenta pois é o objetivo central de uma instituição de ensino
Sabe-se que antes de ser um gestor, o profissional é um pedagogo e isso facilita identificar a dificuldade que algum aluno possa ter e assim junto com o professor ele pode ver uma estratégia de ensino que deve ser aplicada a esse aluno.
As atribuições pedagógicas auxiliam a equipe docente, podendo contar com o PPP, Projeto Político Pedagógico para alcançar e fazer um bom resultado.
No administrativo o gestor é um profissional extremamente importante pois ele tem que cuidar dos recursos financeiros, sempre com transparência, respeito, ética e honestidade pois tudo que e adquirido para a escola tem que ser de boa qualidade pois e um investimento para a instituição e tem que ser prestado contas.
O gestor deve ter uma relação boa com a comunidade pois as duas devem andar lado a lado, porque a escola está inserida na comunidade e sendo assim vice-versa para que se possa garantir um futuro aos educandos.
Para uma escola democrática e fundamental a participação da comunidade, sendo assim o gestor que aceita e permite a participação da comunidade na instituição e um gestor democrata assim exercendo a cidadania para uma escola metodizada.
Na escola, onde a gestão democrática não é apenas uma necessidade, dada a complexidade dos objetivos educacionais, mas também um mandato constitucional, o desenvolvimento da liderança compartilhada torna-se imprescindível. Considerando que a educação tem por objetivo promover o desenvolvimento de capacidades para o exercício de cidadania e que este exercício é intimamente dependente da capacidade de assumir liderança diante das problemáticas sociais, envolver os alunos no exercício da liderança compartilhada deve ser um cuidado importante no trabalho de gestão escolar.
Para o desenvolvimento escolar, o gestor junto com sua equipe pedagógica, precisa aprimorar seus conhecimentos ,buscando formação recursos tecnológicos ,deve estar sempre em busca de estar sempre atualizados ,ter ideias novas ,sugestões de como proceder para um melhor ensino de aprendizagem. Se a estar em constantes atualizações, buscando novos conhecimentos, tanto pedagógicos quanto tecnológicos, tendo sempre ideias inovadoras que aprimoram e facilitam seu trabalho.
O gestor pode contar com o apoio de um orientador educacional que pode ajudar nas atividades executadas pelos os alunos e professores e assim auxiliando no desenvolvimento da capacidade do procedimento de ensino.
Quando a necessidade de encaminhar alunos que tem dificuldades em sala de aula, isso acontece depois de passar pelo o olhar do gestor, e de conversar com a família , assim ele e encaminhado a um o órgãos que avalia suas necessidades e o que pode estar atrapalhando seu desenvolvimento e o que pode ser feito para ter um melhor aproveitamento do aluno em sala de aula e também em sua vivencia na comunidade.
O orientaador educacional atua oferecendo ajuda pedagógica aos professores, sendo assim ofertando mais atenção para trabalhar com o aluno de uma forma correta que possa vir a ser resolvido suas dificuldades e pendências. De acordo Martins (1984), afirma que a escola constitui um grupo social onde ocorrem diversas interaçoes do orientador educacional no desenvolvimento das relaçoes interpessoais.
De acordo com tempo passado, a função do orientador vem passando por diversar mudanças, transformações, se adapatando ao novos modos de viver e conforme as mudanças e precisões da sociedade. Vem atuando juntamente dos alunos, vivenciando os caminhos que os alunos pretendem a seguir.
O supervisor educacional, vem voltado para a cordenação do trabalho pedagogico, liderança e o engajamento do proceddo de ensio e aprendizagem. A função dele passa a ser um exemplo para a comunidade escolar, passando trasnparência e voz ativa de lider, intencionando a qualidade do trabalho, e a suas proposta para todos.
3 Vivência do estágio
O papel do gestor é de responsabilidade manter o ambiente escolar organizado, tanto na parte administrativa quanto na parte pedagógica, pois é de competência se relacionar nas atividades de cada docente, juntamente do supervisor e coordenador pedagógicos planejar e executar todo o trabalho de compor uma equipe conectada.
Diante disso, tanto quanto o professor, o gestor também precisam estra ciente das diversidades em questões de opiniões e atitudes prestando pelos mesmos, assim, é necessário estar sempre se atualizando nas formações dadas pela Secretaria de Educação. Proporcionando um ambiente agradável de conviver e trabalhar. Incentivando os professores em novos métodos e novas tecnologias para auxiliar nas aprendizagens de ensino. Recorrendo ao coletivo que deve ser atendido de uma forma atenciosa, respeitando e ouvindo sugestões, ideias de um contexto inteiro, para após tomar algumas atitudes, prevalecendo a importância do outro dentro da escola.
A escola conta com ajuda de terceiros e órgãos para manter toda uma qualidade, porém, nem sempre é prestada auxílio. Sendo assim, acaba que a equipe diretiva tem que custear do bolso para os bens adquirido da escola. Em meio a pandemia nos dias atuais, a escola enfrentou um momento difíceis para manter material de higienização para todos os funcionários e alunos, acabando o álcool em gel, e outros meios de antibacteriano. Também enfrentou dificuldades por não ter como responder aos pais sobre a situações do novo vírus corona que já estava inseridos na sociedade vivida.
As atribuições do auxiliar orientador participam de formações, consulta e orientações com a equipe da secretaria de educação, nas leituras, e trocas de experiências. E mais importante de todos, na própria vivencias com alunos, ou seja, por tudo em prática diante da rotina escolar. Prestando seus serviços para acrescentar na educação do aluno. Uma dificuldade a ser encontrada pelo orientador é fazer com que os pais e familiares participem das reuniões, encontros realizados pela equipe como meio de aproximar família a escola.
Apesar de todos os desafios enfrentados pelo orientador pedagógico, realizar os objetivos dele é ver o resultado no aluno acaba se tornando exemplo e inspiração para todos os alunos e casos.
No primeiro dia de vivência, fomos devidamente apresentadas a equipe gestora, e fomos acompanhadas por elas para conhecer o ambiente escolar, a equipe docente e outros profissionais que ali atuam. Em seguida observamos o seu trabalho durante o dia, suas atitudes tomadas perante a cada detalhe, e situação. No segundo dia analisamos a participação do auxiliar pedagógico em meio a direção e os contatos com os alunos e professores, onde estava sendo trabalhado os recursos iniciais de prevenção do aglomeramento de pessoas contra o corona vírus, e também o auxilio prestado aos familiares diante da preocupação da situação com os alunos nas escolas. No terceiro dia, houve a determinação de Secretaria de suspender as aulas incialmente pelo motivo da pandemia, sendo assim o dia foi resulto em ligações dos pais pedindo esclarecimento de como viria acontecer a rotina da escola.
4 Impressões do estágio (considerações finais)
Diante das funções que cada um realiza na escola, o gestor é a pessoa mais indispensável, pois ele precisa organizar toda equipe coletiva, desde professores até servente escolares, sempre auxiliando cada um nas duas devidas funções, preservando, e valorizando os seus serviços prestados, tornando assim um ambiente em que possa ser incentivador a prosseguir melhorando em suas atividades.
Trabalhando nos projetos ofertados pelo governo, sempre buscando aperfeiçoar nos detalhes, enriquecendo na qualidade da educação, mantendo a instituição como modelo escolar para outras sistemas da secretaria da educação, para a comunidade escolar, provocando o interesse em ser inserida nesta instituição.
O papel do gestor na escola ele tem que trazer a comunidade para si, para ser inserida na rotina escolar, passando pelo distanciamento ocorrido por diversos fatores que acontece na realidade familiar.
Antes de ser gestor, ele precisar ser o pedagogo, logo é preciso analisar os alunos de um método diferente para ser trabalhado nas salas de aulas, destacando em alunos com que possuem dificuldades de aprendizagens, assim encaminhando para órgãos que auxiliam nesta inclusão. E também saber como lidar com os desafios acontecido com alunos dentro do ambiente escolar, passando a convidar a presença dos pais na escola para resolver juntos os imprevistos que pode acontecer devido a atitudes de algum mal comportamento.