Gestão de Pessoas II

Foram entrevistados cinco jovens que passaram pela experiência trainee, que segue o modelo Job Rotation e hoje atuam em outra área de segmento do Banco Itaú.

4.1 CATEGORIA 1
Segundo nossos entrevistados, que são profissionais que já obtiveram a experiência do Job Rotation dentro da empresa Itaú, afirmam que trabalhar em uma empresa que não investe em tecnologia, geraria a perda do interesse pelo emprego. Logo, isso prova a dependência dos jovens da Geração Z com a tecnologia.
Essa Geração que convive desde cedo com smartphones e tablets, fez com que eles adquirissem o hábito de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Isso possibilitou que eles se tornassem extremamente ágeis, produtivos e multitarefa. Nossos entrevistados consideram que hoje em dia, em um cargo superior, conseguem ter controle de tudo que ocorre por ser uma pessoa multitarefa e cada vez mais buscam por controle de suas atividades e do tempo empregado à elas.
Com base nas entrevistas elaboradas, percebeu-se que os entrevistados foram unânimes em relação a que o modelo de trabalho Job Rotation aumentou o dinamismo, a motivação e seu preparo para a carreira profissional.
Os entrevistados não foram unânimes em relação aos demais colaboradores que cruzaram seus caminhos durante o seu programa de trainee, alguns relataram que houveram conflitos, funcionários das demais áreas se sentiram enciumados e não tiveram interesse em agregar valor a passagem do trainee. Já outros, relatam que não obtiveram problemas.
4.2 CATEGORIA 2

Com base nas respostas obtidas através de nosso questionário, foi feito uma análise no que diz a respeito sobre a forma que o Itaú transmite seus valores através do Job Rotation. Como foi dito anteriormente o Itaú vem em constante mudança, investindo cada vez mais nos jovens e na maneira de geri-los, com o intuito de adaptar no ambiente de trabalho e usufruir do melhor forma possível deles.
Conforme dito por, Egídio (2018), “o Job Rotation desenvolve e capacita colaboradores competentes para atender a empresa em qualquer demanda e dando oportunidades de promoção, pois o colaborador já terá conhecimento das atividades da função.” o que confirma uma resposta de nosso entrevistado onde é dito que os colaboradores recebem treinamentos para obter conhecimento e a capacidade necessária para atender da melhor forma o cliente e também para amadurecer profissionalmente e melhorando sua tomada de decisão dentro da empresa, assim como vimos em outras respostas que diz a respeito em relação aos profissionais, que são treinados para ter a capacidade necessária para se encaixar em diversas área da empresa, experiência no qual é obtida pelo Job Rotation, porém sempre com o intuito de satisfazer sempre o cliente até por que o banco Itaú é conhecido por sempre querer satisfazer seus clientes para não desapontá-los em hipótese alguma.
Com o modelo de trabalho imposto pelo banco Itaú, o Job Rotation, com base nas respostas obtidas podemos concluir que o foco principal é no treinamento, aperfeiçoamento dos colaboradores e de suas capacidades onde o mesmo recebe feedbacks de seu trabalho se baseando nos seus resultados

4.3 CATEGORIA 3

Segundo entrevistados, o programa de trainee agrega valor à carreira profissional, com ele é possível aumentar o nível de maturidade profissional, sendo considerado um aprendizado significativo para o futuro dos jovens. A metodologia do Job Rotation permite que o colaborador passe por diversos setores/áreas da empresa, possibilitando a obtenção de conhecimento e capacidade para atuar em diversas demandas propostas pela organização além de obter a capacidade de lidar com diversos tipos de profissionais. O processo é considerado rígido devido a concorrência para participação, mas apesar disso é reconhecido pela recompensa que concede aos que atingem grande êxito, pois esses são promovidos para até dois cargos superiores ao de um júnior.
Além da concorrência entres outros participantes, os entrevistados alegam que em determinadas áreas de atuação a colaboração dos colegas de trabalho é algo de grande relevância, porém nem sempre é efetuada, devido ao fato de que o conflito de papéis gera medo da perda do emprego pelo colaborador. Em paralelo o itaú, busca determinar metas específicas para cada funcionário dentro de suas atividades como meio de estimar o avanço deles e quando se trata de um trainee, as atividades e metas propostas dentro de uma coordenação podem variar, sendo necessário que o trabalho em equipe seja enfatizado, para evitar possíveis conflitos.
Para avaliar os trainees, a empresa busca cada vez mais valorizar e dar espaço para que a identidade da geração seja imputada na organização que tem tido grande agregação da geração Z para os cargos de estágio, trainee e junior. A instituição valoriza essa identidade, por meio de projetos que buscam expor as habilidades e competências através da interação e da tomada de decisão dos trainees e como amostra do desempenho procura oferecer feedbacks de desenvolvimento para que seus funcionários possam saber se estão na vaga que realmente buscam, dado que a geração Z é marcada por fácil adaptação e busca constante de interesses pessoais e profissionais.
As ações exercidas pela organização valorizam e desenvolvem as características e habilidades dessa geração, firmando novos conhecimentos por meio de treinamentos e cursos que são reconhecidos pelos trainees como oportunidades que agregam valor inestimado para a carreira profissional.
O atual presidente do banco Itaú, afirma que “[…] as pessoas mudam e você precisa geri-las de acordo com as novas expectativas.” essa frase enfatiza o quanto a empresa utiliza da área de recursos humanos para buscar meios de se inovar valorizando o potencial que cada colaborador traz dentro de si e mostrando que a carreira profissional faz parte de um processo de transformação contínua.
O Job Rotation, possibilita aos colaboradores uma visão global sobre as áreas da companhia, e o Itaú busca dar as ferramentas adequadas para desenvolver o jovem e o tornar capaz de atuar em atividades totalmente diversas dentro da instituição, entretanto, é preciso que haja interesse de ambas as partes para que por estudos, pesquisas, e outros meios de autodesenvolvimento possa-se ter propriedade para de fato atender a qualquer demanda da empresa.

4.4 CATEGORIA 4

Diante da análise feita dos dados dos entrevistados que abordam o tema investimento profissional, ou seja, identificam a existência de investimento no modelo de trabalho Job Rotation, foi analisado a influência que o treinamento adequado e satisfatório que o Itaú proporcionou aos seus funcionários, disponibilizando as ferramentas necessárias para cada modelo de trabalho, pode gerar um feedback positivo para a empresa, mostrando que o treinamento resultou em uma maior segurança e confiança nos profissionais da geração Z.
A disponibilidade dessas ferramentas para cada tipo de modelo de trabalho mostra o valor que tem o investimento na tecnologia por parte do Banco Itaú, onde ela se torna um facilitador tanto para a empresa quanto para as pessoas.
Seguindo a afirmação do presidente do Banco Itaú, que diz que o Job Rotation é um projeto de transformação contínuo e que mesmo as mudanças que as pessoas passam, devem ser feitas adaptações também contínuas para suprir as novas expectativas. Os dados que foram obtidos dos entrevistados mostraram que todos estão de acordo pois de acordo com eles, com o tempo as pessoas se saturam de suas funções, e com isso o modelo do Job Rotation pode fornecer esse desenvolvimento de forma a criar o interesse do profissional.
Através da análise nos dados dos entrevistados, pode-se ser dito que eles acreditam que o Banco Itaú preza, e se preocupa com o colaborador, aquele que verdadeiramente colabora integrando-se a equipe e ao trabalho, diferente do funcionário comum, e que por conta disso possibilitando um bom plano de carreira.

4.5 CATEGORIA 5

Em nossa pesquisa, foi feita uma análise que apresentam as vantagens e as desvantagens do modelo de trabalho Job Rotation, identificando conforme as vivências de nossos entrevistados dentro do programa de trainee.
Segundo os entrevistados, percebeu-se que foi unânime que o programa de trainee foi considerado como um benefício para carreira dos mesmo, por conta do aprendizado que foi obtido e pelas competências adquiridas possibilitando eles a se encaixar em outras áreas da empresa futuramente.
Durante o processo, o trainee realiza diversas atividades, de modo a prepará-lo para atuar em determinadas áreas da organização. Tendo como um dos princípios a valorização das habilidades e competências dos profissionais, de modo a incentivá-lo à uma busca constante por aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.
Com as experiências adquiridas, esses profissionais ganham certa vantagem por terem facilidade de adaptação, possibilitando a sua entrada em qualquer área da instituição.
Os entrevistados apresentaram pouca unanimidade ao relatar as desvantagens da aplicação dessa metodologia devido aos conflitos que pode gerar nas áreas de atuação pois a entrada de um trainee temporariamente em uma coordenação gera impactos nas atividades exercidas.

 

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