Os medicamentos são usados há anos como um meio de combater os diversos tipos de doenças e assim poder estabelecer o equilíbrio e restaurar a saúde, que desde do início é uma necessidade básica do ser humano.
No início da civilização a terapêutica utilizada baseava-se no misticismo e nas crenças ali presentes, acreditando-se que as doenças estavam-se relacionadas a demônios e maus espíritos. O início da era científica começou a partir da segunda metade do século XIX.
A Farmacologia é uma ciência que, busca livrar os indivíduos de suas enfermidades a fim de estabelecer um equilíbrio tanto físico como mental, buscam também, evitar o cansaço, angústias e, ainda ser um suporte para o processo de envelhecimento. No entanto, a Farmacologia hoje, é um ponto chave para formação dos profissionais de saúde.
Nas classes terapêuticas o medicamento poder ser classificado pelo seu princípio ativo, função química ou pelo modo que vai ser utilizado para atuar em uma condição particular.Os medicamentos podem ser classificado em estruturas químicas semelhantes entre eles como os antibióticos ꞵ-lactâmicos, Benzodiazepinicos, Glicosídeo cardíaco Diuréticos ou pelo seu mecanismo de ação, medicamentos com mesmo mecanismo de ação como inibidor da 5-alfa redutase e agonista da Dopamina, também tem os medicamentos que tem mesmo modo de ação celular, Diurético e Serotoninérgico.
Tem os medicamentos que possuem o mesmo uso terapêutico, Analgésicos, Antibióticos, Anticoagulantes, Antidepressivos, Sedativos, Anti-inflamatório, Antidiabéticos, Não esteroide (AINE), Esteroidal (Corticóides).Com tantas variedades de medicamentos existe as interações assim como os efeitos adverso (efeito indesejável) que pode levar risco aos pacientes assim como o incômodo e transtorno que o efeito adverso do medicamento pode causar, como todos os fármacos possui um potencial para as reações adversas.
A incidência e a gravidade das reações adversas dos medicamentos pode variar conforme as características dos pacientes (idade, sexo, etnia, fatores genéticos entre outros) e assim os fatores que podem influenciar os efeitos adversos dos medicamentos podem ser pertinentes do próprio medicamento (tipo do fármaco, via de administração, duração do tratamento, dosagem e biodisponibilidade).