Estudo de artes plásticas

A o observarmos uma obra de arte, é possível sentirmos e classificamos a obra, há três formas de classifica-la: no conteúdo objetivo ( o ver ); conteúdo subjetivo ( o sentir ); conteúdo formal ( a classificação), esses são os três conteúdos observados ao ver uma obra de arte. O Estilo pode ser caracterizado em dois, o Estilo “escola” e o “artista”, o Estilo “escola” é quando caracterizo a escola na qual a obra pertence, e Estilo “artista” é quando me localizo ao estilo que o artista trabalhou, comum e constante em suas obras. Podemos verificar os estilos de algumas formas, como: verificar se o estilo é visual de profundidade, se tem perspectiva, superposição, diminuição e claro-escuro (no qual verificamos se o claro-escuro é dado pela cor, se for, temos modelado, modulado e cores em chapa), observamos também o ritmo, se é violento, ou calmo.

O Belo na obra de arte: Belo!, expressão do real; expressão da realidade; e expressão da comunicação; Quando queremos identificar “belo da expressão do real”, nós iremos observar, tudo que está na obra de arte, tudo que tem nela, é tão qual a realidade das coisas; Já, quando a obra me dá ideia da coisa, é “belo da expressão da realidade”; Quando a obra é abstrata, é “belo da comunicação”, toda arte é bela.

Características do impressionismo

O Impressionismo se caracteriza em apenas 4 palavras: Luz, Sol, Cor e momento em que se passa. O artista percebe que a luz do Sol produz diferentes tonalidades nos elementos da natureza, a medida em que a luz do Sol foi incidindo, foi modificando essa tonalidade, o artista se preocupa em identificar isso, o momento em que está passando, documentando esse momento. Existe duas formas de explicar o surgimento do termo Impressionismo, surgiu depois de uma crítica publicada em um jornal chamado Le Charivari, pelo crítico Louis Leroy, e também por outro crítico, que diante de quadros de Monet, “A catedral de Rouen”, pintadas em momentos diferentes, viu as tonalidades diferentes da catedral na arte, desse modo foi surgindo o termo Impressionismo. Muitos teóricos dizem que o impressionismo começou, chegou ao máximo, ao ponto de ser reconhecido, e se transformou no Neoimpressionismo.

Os princípios do Impressionismo são, a luminosidade, uma atitude não emotiva (a mesma reação entre tais), desaparecer a linha da obra de arte, tudo é banhado pelo Sol e tem uma certa luminosidade, portanto as sombras são claras, e também obter uma terceira cor na própria tela, dando uma mistura óptica das cores.
O impressionismo era trabalhado com amplas pinceladas, e essas pinceladas foram diminuindo se tornando pontinhos, até evoluir, e se tornar uma nova técnica, chamada Neoimpressionismo, desse modo observamos três escolas: as lineares e acadêmicas, o Impressionismo onde a forma está sendo dada pela cor, e o Neoimpressionismo que está trabalhando com pontinhos.

O Impressionismo não foi aceito na Europa, com o Impressionismo a arte perdeu a milenar escravidão linear, e a forma foi dada pela cor e isso não agradou os europeus, eles não aceitavam aquela originalidade de desenho, pelo simples fato de a Europa ser palco de três grandes escolas lineares e acadêmicas: O neoclassicismo, um clássico onde se trabalha corrigindo imperfeições da natureza, trabalhando com nobreza, hierarquia, mitologia; O Romantismo, o romântico é acadêmico, trabalha carregando-se de subjetivismo transmitindo dor e angústia; E por fim o Realismo ele é linear e acadêmico, trabalhando como se tivesse vendo o mundo, através de um vidro, trabalhando só o que vê; por esse simples fato o Impressionismo não foi bem aceito na Europa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo

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