A metodologia inicia-se com um estudo de revisão bibliográfica acerca dos diversos métodos de abordagem para fins de pesquisa científica dentre eles encontram-se: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, qualitativo, quantitativo, quali-quantitativo e histórico-cultural. Para execução deste trabalho foi utilizado o método quantitativo, pois é o que melhor se encaixa para tal estudo.
Segundo Santos, Rossi e Jardilino (2000), o método quantitativo é definido como, conforme o próprio termo indica, quantificar opiniões, dados, nas formas de coleta de informações, assim como também com o emprego de recursos e técnicas estatísticas desde as mais simples, como percentagem, média, moda, mediana e desvio padrão, até as de uso mais complexos, como coeficiente de correlação, análise de regressão etc., normalmente utilizados em defesas de teses.
A utilização do método quantitativo no presente trabalho se faz necessário, devido à necessidade de mensurar resultados em números, através de um levantamento de dados feito através de uma entrevista realizada com o monitor da disciplina de geoprocessamento.
A realização de estudos quantitativos, conforme ressalta Yin (2003), pode trazer consideráveis contribuições à teoria vigente ou mesmo modificá-la. Depois de escolhido o método, foi realizada uma entrevista com o monitor da disciplina, que contemplaram as questões necessárias para a discussão sobre a disciplina de geoprocessamento.
Em seguida foi realizada a tabulação, análise e triagem dos dados obtidos, com a confecção de uma tabela que ilustra representativamente os principais pontos de discussão da pesquisa, facilita a compreensão e tirada de conclusões acerca do estudo em geoprocessamentos pelos alunos, como também da monitoria realizada.
O levantamento dos dados ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2019 na Universidade Federal do Cariri na cidade de Crato (Figura 1), que está inserido nas coordenadas geográficas 7° 13’ 45”S 39° 21’ 35”W, extremo sul do Ceará, no chamado Cariri, distante cerca de 523 km de Fortaleza, pela BR 116.