O brincar está presente durante a infância, visto como um ato criativo e fundamental no desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. As brincadeiras é uma ação do brincar tendo uma função lúdica que estimula a atenção, imitação, memória e a imaginação.
Na educação infantil o brincar é importante, pois faz parte do processo de aprendizagem, na construção da identidade da criança e no desenvolvendo da linguagem oral, promovendo o bem-estar físico e mental sendo um dos direitos estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e também presente no documento da Proposições Curriculares para Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular onde estabelece o brincar como um dos seus eixos estruturadores.
Quando se brinca as crianças exploram, refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, se interagem e por meio dessas interações que se aprende a brincar. Um eixo constitui o outro, ligando um ao outro. Assim podemos afirmar que o brincar é um conhecimento social e uma atividade voluntária com fim a si mesmo, pois por meio da brincadeira as crianças descobrem o mundo, se comunicam uma com as outras e se inserem dentro do contexto social. Umas das grandes partes das interações que a criança realiza é mediada pela ludicidade atribuindo as experiências.
As brincadeiras na educação infantil têm a intencionalidade de gerar a ludicidade permitindo que a criança crie e recrie suas experiências que vivencia, produzindo uma ação significativa em seu desenvolvimento e cabe os professores(as) observarem e acompanharem o desenvolvimento da cada criança, suas capacidades na linguagem oral, além das capacidades sociais e afetivas.
O papel dos professores
Quando se observa as crianças brincando entre elas, os profissionais têm um papel ativo e importante durante esses momentos de brincadeiras. É preciso ter uma atenção totalmente voltada as crianças. Os professores(as) devem inserir-se durante as brincadeiras, pois será ele quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a integração, planejar e organizar os espaços para que o brincar se desenvolva e não podem perder de vista seu papel e suas responsabilidades, tendo uma postura ética a respeito da subjetividade das crianças. Em momentos de brincadeiras é preciso que os profissionais desenvolvam sua sensibilidade para observar o brincar das crianças, exigindo respeito pelos sujeitos que estão brincando, implica também em compreendê-los sem rótulos e julgamentos.
Para avaliar o brincar na educação infantil é preciso que os professores(as) reflitam sobre a importância e o papel das brincadeiras no cotidiano escolar é preciso planejar, organizar os espaços, fazer algumas anotações como registro para a escrita do relatório das crianças e elaborar projetos que envolva as famílias. É necessário compreender que o cuidar e o educar caminham juntos e os trabalhos pedagógicos devem sempre estar em constante colaboração e parceria com a família e a comunidade escolar.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-das-brincadeiras-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-infantil.htm