Ameaças à Amazônia

As florestas da Amazônia enfrentam sérias ameaças, e a tendência é que muitas delas aumentem no futuro e atualmente, o desmatamento direto, derrubando a floresta com motosserras, é a causa predominante de perda da floresta. A grande maioria das terras desmatadas se torna pastagem, tanto diretamente após a derrubada quanto após um breve período de uso agrícola para as culturas anuais.

Estima-se que as pastagens ocupem 80% da área desmatada e a soja representa uma adição recente às forças que impulsionam o desmatamento. A soja está concentrada em certos locais da Amazônia, mas tem um efeito muito mais abrangente no desmatamento, fornecendo a justificativa econômica para os principais projetos de rodovias.

Portanto, as estradas são a principal indutora da propagação do desmatamento. A expansão e melhoria contínuas da rede de estradas, juntamente com os fluxos de população e investimentos que as estradas atraem, apontam para o aumento contínuo da pressão do desmatamento nos próximos anos.

O desmatamento ocorre no contexto de uma gama diversificada de atores, com grandes diferenças entre os locais em termos de quem é o responsável. Os criadores de gado são a maior força. Além da criação de gado para a economia ” legítima ” produzindo carne à venda, há também uma economia paralela significativa. Pode-se ganhar dinheiro com a especulação da terra, onde a terra é obtida mais barata e mais tarde vendida por um preço muito mais alto.
O aumento das taxas de desmatamento no Brasil devido à exploração madeireira, agricultura impulsionada e criação de gado levou à perda de biodiversidade, serviços ecológicos e cultura indígena. Práticas sustentáveis como exploração seletiva, exploração de impacto reduzido e regeneração pós-colheita reduzirão os impactos negativos do desmatamento e promoverão o bem-estar humano e o florescimento ambiental.

A floresta também é perdida devido às inundações de barragens hidrelétricas. Esse uso da terra está planejado para ocupar vastas áreas, totalizando, no final, 10 milhões de hectares .Isso corresponde a 2% da região da Amazônia Legal, com 5 milhões de km 2 , ou 3% da porção originalmente florestal da região. Além de inundar diretamente a floresta, os projetos hidrelétricos têm impactos muito mais amplos no estímulo à construção de estradas, migração e desmatamento.

INCORPORAÇÃO E INCÊNDIO FLORESTAIS

A degradação da floresta através da exploração madeireira é um fator importante na perda de floresta devido às suas interações com outros processos. A extração de madeira é frequentemente um prelúdio ao desmatamento, facilitando a limpeza fornecendo acesso às estradas madeireiras e fornecendo dinheiro aos proprietários de terras através da venda de madeira.A exploração madeireira também aumenta muito a probabilidade de incêndios florestais no qual iniciam um ciclo vicioso em que o fogo mata árvores queimando a casca na base de cada tronco.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *