Tecnologias no ensino de estatística

Resumo

O presente trabalho traz uma pesquisa sobre o ensino de Probabilidade e Estatística utilizando as TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da Matemática. Para o desenvolvimento do tema, foram elencados quatro pontos norteadores que estruturam o contexto estudado como: conceitos e conhecimentos, didática e metodologia no uso das ferramentas, software a ser utilizado nas atividades e a formação continuada do professor. O objetivo desta pesquisa é apresentar as TIC’s como uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, onde dados e cálculos podem manipulados com mais facilidade. Entretanto, é necessário que no meio docente esta temática seja abordada e aprofundada através da formação dos professores que pouco utilizam essas estratégias.

1. Introdução

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são conhecidas como os meios técnicos usados através da tecnologia moderna para auxiliar na informação e na comunicação utilizando o hardware de computadores, redes e telemóveis.

Elas estão presentes em diversas práticas da sociedade para alcançar resultados mais eficazes nos processos produtivos com o intuito de estreitas as relações pessoais. A amplitude que as TIC’s podem alcançar justifica-se em diferentes contextos, inclusive no processo educativo que é o tema deste trabalho.
A informática é uma potente ferramenta na transformação do conhecimento e que reflete na prática docente. Assim, é possível considerar que a tecnologia influencia muitas áreas e no que diz respeito aos processos pedagógicos, os estímulos de aprendizagem não podem ficar alheios aos avanços da tecnologia e da ciência. Neste contexto, ensinar requer cada vez mais práticas diferenciadas com metodologias que levem os estudantes a serem imersos no mundo das tecnologias digitais. .

Para Silva e Schimiguel (2013) a evolução é uma ação constante em nossas vidas, onde a todo o momento surgem nas diversas áreas do conhecimento novas tecnologia e na área da Educação não é diferente, visto que, o indivíduo está cada vez mais dependente da tecnologia e suas vantagens.
Contudo, mesmo que as TIC’s sejam necessárias de acordo com a evolução e a necessidades de novas ferramentas de ensino, é importante considerar que o professor deve ter um bom planejamento para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma adequada e não considerar que somente as tecnólogas irão resolver tanto a sua prática metodológica quanto os problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem no campo da Matemática e dentro do que propõe o tema, a Probabilidade e a Estatística.

Desta forma, pesquisar sobre o uso das ferramentas tecnológicas é indispensável para se alcançar resultados que preencham as possíveis lacunas na aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho traz uma abordagem panorâmica e com o forco no ensino da Probabilidade e da Estatística aliado às Tecnologias de Informação e Comunicação.

2. As tecnologias de informação e comunicação ( tic’s) no ensino de probablilidade e estatística

Dentro da proposta curricular os conceitos que envolvem a Estatística começaram a ser integrados no ensino regular a partir de 1997, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ainda que tardia essa inclusão, a Estatística tem “a finalidade de fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem frequentemente em seu dia a dia” .

A leitura e interpretação de dados é uma habilidade fundamental para o exercício da cidadania diante da grande quantidade de informações que as pessoas recebem no seu cotidiano. Por esse motivo, entender a lógica das representações fundamenta a tomada de decisões quando se tem dados coletados para serem organizados.

Segundo Viali e Silva (2016, p. 4), tal prática vem:“contribuir para que as crianças adquiram desde cedo à ideia de que a ciência é o melhor caminho e que é necessário sempre questionar todas as verdades e raciocinar por si. Assim se estará contribuindo para a formação de um cidadão crítico e com espírito científico. […] quanto mais cedo tomarmos contato com os métodos e procedimentos de análise e interpretação de dados, mais natural e simples se tornará este processo”.

Para Lopes (2008) é importante trabalhar os conceitos estatísticos desde as séries iniciais, para que o estudante tenha uma dimensão mais ampla dos problemas sociais no contexto da sua realidade podendo refletir para realizar escolhas que sejam para o bem comum.Neste contexto, é necessário usar a integração da criatividade, criticidade e a cidadania utilizando o auxílio dos avanços da era digital dentro do contexto educacional assimilando os benefícios da tecnologia para a formação acadêmica.De acordo com Ponte, Brocardo e Oliveira (2009, p. 106), as TICs exercem um papel influenciador no ensino da Estatística e da Probabilidade, visto que, elas podem possibilitar a realização de cálculos facilitando a utilização de várias formas representativas.

Os autores acrescentam que as TICs “permitem o tratamento de dados reais, ao invés de trabalhar apenas com amostras de pequena dimensão, com valores escolhidos artificialmente de modo a proporcionar cálculos simples”.Sallum, Júnior e Schimiguel (2011) relatam que as TICs, diante da sua potencialidade para a resolução de problemas, se tornaram fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem por oferecerem grandes possibilidades no âmbito da Educação.

Os softwares é uma ferramenta que também tem finalidade educacional, através do Microsoft Exel que é utilizado como uma planilha eletrônica com diversas ferramentas para desenvolvimento de gráficos e tabelas, onde se utiliza fórmulas matemáticas, lógicas e estatísticas. Contudo, poucos sabem utilizar esse recurso de forma eficiente.

Quando falamos de educação atual, nos referimos a um processo gradual de transformação da humanidade através das inúmeras tecnologias. Para Ponte (2000) a influencia que as tecnologias exercem sobre as interações humanas tornou-se acentuada com o surgimento da internet, pois, esta traz uma imensa variedade de dados estatísticos disponíveis em sites que podem ser fontes de pesquisa.

A internet também disponibiliza ferramentas como simuladores e aplicativos gratuitos para a utilização dos recursos que podem promover a interatividade de alunos e professores. Um desses recursos que é muito utilizado é o Google Drive que é um pacote online que oferta aplicativos compatíveis como o Microsoft Office e o OpenOffice.org.

O Google Drive é composto de um editor de texto, um editor de apresentações, um editor de planilha eletrônica e um editor de formulários que podem ser disponibilizados por um link na internet, alocado em um site, um blog, em redes sociais ou mesmo enviado por e-mail.
Batanero e Diaz (2013) acrescentam que a tecnologia amplia as possibilidade de aplicação de cálculos que envolvam a Estatística e a Probabilidade, facilitando com mais evidência as interpretações. Por esse motivo, quando o professor faz o uso das tecnologias, possibilita aos seus alunos a terem um olhar mais reflexivo, abrangente e investigativo proporcionando a superação determinística, na qual é tratada a Probabilidade e Estatística dentro da sala de.

Segundo Estevam e Kalinke :[…] os recursos tecnológicos podem ampliar os limites do ensino de Estatística e possibilitam simulações e explorações que favorecem a compreensão de conceitos e habilidades que envolvem o processo de análise de dados, em detrimento de aspectos algébricos e/ou puramente estruturais.

Para os autores, a utilização de recursos tecnológicos no campo da Estatística e da Probabilidade favorece a elaboração e a resolução de problemas em que as respostas matemáticas são engessadas com mais ênfase apenas em cálculos.Diante do estudo apresentado, é possível perceber que os as TIC’s na prática pedagógica oferece um suporte maior ao professor na busca de uma aula mais dinâmica tornando a sala de aula um ambiente mais motivador, propício a reflexão e principalmente de construção do conhecimento.No que diz respeito ao contexto dos recursos tecnológicos, entende-se tais as ferramentas apresentadas para o desenvolvimento de cálculos no de Probabilidade e Estatística, precisam levar os alunos a avaliar as informações que lhe são oferecidas e isso os torna mais críticos.

3. Metodologia

O presente Paper foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica com embasamento de textos de autores como Borba e Penteado (2012), Silva e Schimiguel (2013), Batanero e Diaz (2013), Ponte (2000) entre outros que relatam sobre o ensino de Probabilidade e Estatística utilizando as TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da Matemática.

Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas também pesquisas em artigos que discutem sobre o tema e que ressaltam os meios técnicos usados através da tecnologia moderna para auxiliar na informação e na comunicação na sua prática metodológica e nos problemas no campo da Matemática no contexto da Probabilidade e Estatística.

4.Resultados e discussões

De acordo com o tema tratado neste trabalho foi possível identificarmos através das Tecnologias de Informação e comunicação que existem ferramentas tecnológicas para auxiliar o estudo e a resolução de cálculos ligados a Estatística e Probabilidade que podem facilitar o dia a dia de alunos e professores.
Todo o contexto trabalhado evidencia aspectos importantes no ensino da Estatística e Probabilidade enfatizando as questões de manipulação, leitura e análise dos dados e no entendimento desses processos para estimular o raciocínio no enfoque dos cálculos e dos procedimentos algébricos.

Entretanto, as reflexões sobre o uso das TIC’s trouxe resultados positivos em nível de conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas, porém, também foi possível observar que esse é um campo de pesquisa que necessita de avanços principalmente em relação à utilização para a prática metodológica docente.

Referências

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