A rastreabilidade é a aptidão que um determinado sistema ou organização tem de fazer o detalhamento histórico, a aplicabilidade e a localização de um certo item ou produto por meio de informações registradas. Em uma indústria a rastreabilidade é vista como um elemento básico quando se fala em gestão de qualidade e seguridade.
A melhor forma de se precaver com relação a possíveis problemas que possam ocorrer dentro de uma esfera industrial, como a possibilidade de recall (que é a retirada do mercado por parte de um fabricante ou distribuidor para que determinado produto seja levado a substituição ou reparo de possíveis ou reais defeitos8 é como a realização de um sistema de qualidade fidedigno que inclui o programa de rastreabilidade muito bem esclarecida.
Os princípios do sistema de rastreamento estão ligados aos clientes, normas e legislação que todos os produtos para a saúde que são colocados no mercado devem seguir e ser adequados ao primórdio de não colocar em risco, ou ser prejudicial à saúde. Com isso alguns dos benefícios são orientação quanto a prevenção de uma ocorrência, minimização de custo e processo mais eficaz de um sistema, confiabilidade e proteção, auxilio na identificação de um problema e por conseguinte verificação dos envolvidos, além é claro da otimização e notoriedade do sistema de qualidade quanto a fabricação e produção, como já mencionado anteriormente.
Após entender a dimensão em que se encaixa a rastreabilidade em um sistema de qualidade de uma indústria, podemos falar sobre a importância do tratamento de não conformidade. O primeiro passo quando se fala do tratamento é a identificação. A identificação de uma NC pode acontecer tanto no ambiente interno da indústria, quanto no ambiente externo, por terceiros que são alheios as etapas de fabricação e são mais familiarizados com a comercialização do produto em si.