Como sabemos a psicomotricidade é muito importante para a educação, principalmente no que tange a educação infantil. Sendo assim, a psicomotricidade pode com bastante significado contribuir de forma relevante para a formação e estruturação do esquema corporal e ainda pode-se dizer que a psicomotricidade tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
Dentro deste contexto, pode-se abordar que uma criança que apresenta o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas no desempenho escolar levando em consideração a escrita, a leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas entre outras.
Sendo assim, a escola e o professor têm, principalmente nos anos iniciais, relevante papel, influenciando diretamente no desenvolvimento do aluno. Para tanto, vale destacar que na educação infantil, os profissionais podem utilizar jogos lúdicos e brincadeiras que estimulem diversos aspectos da criança, como o motor, o social, o afetivo e o cognitivo.
Vale ressaltar que, segundo Fantacholi ([s/d], p.3), na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social.
Neste sentido, esta relação expõe às potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões testando limites, pois, brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras. Brincando a criança torna-se operativa
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil, a partir de um olhar psicopedagógico. Sendo assim, a pesquisa buscou investigar importantes assuntos sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil como instrumento relevante para minimizar as dificuldades educacionais apresentadas pelas crianças.
Para isto foi realizado uma pesquisa bibliográfica do tema através de livros, revistas, internet entre outros. Assim foi realizado um levantamento teórico objetivando a compreensão da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem.
Neste sentido, a abordagem norteadora desta pesquisa é de caráter qualitativo, pois a mesma é sempre utilizada com frequência nas pesquisas descritivas com o intuito de classificar a relação entre as suas variáveis.
Para a realização desse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema. Assim foi realizado um levantamento teórico objetivando a compreensão da temática no qual a psicomotricidade pode auxiliar na aprendizagem das crianças da educação infantil.
De acordo com Ruiz (1996, p. 58), “a pesquisa bibliográfica consiste no exame do manancial teórico, para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto que se tem como tema de pesquisa científica”.
No contexto deste estudo, a Psicopedagogia está voltada para a aprendizagem humana, compreendendo os processos do ensino-aprendizagem e como estes influenciam no desempenho escolar do aluno. O assessoramento psicopedagógico institucional tem por sinal métodos próprios para seu procedimento avaliativo, priorizando a atuação de modo preventivo.
A Psicopedagogia ajuda a compreender o processo de aprendizagem e apesar de, em muitas instâncias educacionais, não haver o cargo de psicopedagogo, pode-se desenvolver um olhar e uma postura psicopedagógica diante da aprendizagem.