O Programa de infraestrutura do Brasil é o um dos maiores do mundo movimentado bilhões entre porto, aeroportos, ferrovias, rodovias com grande potencial para aumentar sob estudos de viabilidades com o BNDES (7000 Km de rodovias)
Programa de investimentos do Ministério da Infraestrutura era basicamente um programa privado onde era composto por obras públicas com concessões sendo grande parte do investimento vindo o setor privado. O governo atual compromissado com a solvência da Vinhamos de uma situação fiscal difícil e estabeleceu um compromisso com a solvência. Com a aprovação da reforma da previdência aliado a um esforço com a diminuição de gastos foi atingido um bom resultado de meta fiscal no ano de 2019, superando expectativas e isso permitiu uma redução de juros criando espaços para investimentos, com o auxílio da atuação do Banco Central, Ministério da Economia atuando na questão da liquidez, do capital, dos impostos e linhas de créditos importantíssimos no combate dos efeitos econômicos diante desta pandemia.
Mesmo no período de crise o setor não paralisou atividade nenhuma (entre Janeiro a Abril/20 o DNIT realizou 2 bilhões em obras mais que mesmo período do ano de 2019.
Mesmo tendo a preocupação com a logística neste momento de crise, foi criado um conselho de Transportes para manter a logística funcionando, sem faltar combustível, gás de cozinha, abastecimentos em supermercados, remédios e insumos médicos, mantiveram portos e ferrovias funcionando.
O governo continuou mantendo os programas de concessões, dando continuidade a estruturação de projetos, aprovação do TCU na malha paulista ocasionando a assinatura de mais um contrato de concessão, aumentando significativamente a capacidade de transporte de
Projetos enviados ao TCU sobre a 163 Pará concluído a pavimentação enviado o projeto para o TCu, BR 153 Goiás – Tocantins, BR 381 Minas, Nova Dutra onde é visto pelo Ministro da Infraestrutura Tarcisio Gomes de Freitas, que há liquidez e aposta que haverá uma demanda de investidores cautelosos contudo que esperam boas oportunidades, onde o ministério está preparado para construir estas oportunidades pois temos portifólio, excelentes ativos, sofisticação na estruturação de contratos, trabalhando com análises de cenários para monitoramento de riscos, instrumentos para tratamento do risco cambial dentro dos projetos, readequando a demanda, taxa de retorno, bancabilidade, calibrando o momento atual e criando um ambiente de negócios favorável para a chegada dos diversos investidores estrangeiros, disponibilidade de crédito pelo BNDES, é um plano integrado e inovador que vai auxiliar na competitividade do país.
Projetos que trouxeram prosperidade
As que vai axonde o setor privado terá um papel preponderante, um exemplo é a previsão de cerca de 17.000 km de concessão de rodovias, arrendamentos portuários, vendas de aeroportos, previsão muito otimista de que o setor vai retomar.
Na conjuntura atual, as últimas estimativas do governo apontam para uma queda do PIB por volta de 4% desse ano e 5% a 5.4% para o ano que vem e o papel da infraestrutura é ser uma alavanca para atingir este resultado na retomada do crescimento
Programa PRO BRASIL que atua nos eixos de ordem e progresso e enxerga que existe um ambiente favorável para o engajamento e transformação do ambiente de negócios e por isso reúne diversos ……, objetivando a transformação, adaptação e melhorias das agências de regulação (ANAC, ANTAQ, ANTT), entendendo onde elas não favorecem a livre iniciativa, o setor privado, atuando como intervencionista e impedindo o crescimento e transformação legislativa: Marco Regulatório do Gás e aproveitando o potencial do Brasil, mudança no regime de partilha para concessões, Lei de Saneamento Básico que já apresenta um grande interesse de investidores por isso da necessidade da abertura para a iniciativa privada, PL de Modernização Cambial, PL do Licenciamento Ambiental, entre outros vários projetos que estão no congresso que visam modernizar o ambiente de negócios
O ministro Tarcisio enfatizou que continua apostando no programa de concessões com licitação da nova Dutra, BR 364 Rondonia,