O Brasil é um país democrático subdesenvolvido e nele há muitos defensores dos direitos humanos que buscam, melhorar e aprimorar cada vez mais os direitos da sociedade e evitar a desigualdade que acontece muito, muitas vezes por conta da falta de informação por não saberem ao certo os seus diretos e deveres.
A desigualdade abrange muito a população, e a maioria desta são pessoas que moram em favelas, periferias, em abrigos, lugares onde foram invadidos.São pessoas que tem seus direitos mas que de certa forma não sabem como usufruir deles, os defensores dos direitos procuram trazer essas informações para auxiliar e melhorar os entendimentos necessários para ir a luta.Ir atrás dos governantes para poder ter uma melhor situação de vida para que não haja tanta desigualdade como há hoje em dia no Brasil, é também nos outros países.
Os defensores fazem suas manifestações passivas na maioria das vezes alguns manifestantes sofrem agressão, confusão, por conta de boa parte dos governantes que não apoiam o conhecimento que a sociedade vem desenvolvendo com o passar dos tempos.
As manifestações sempre são com o intuito de melhorar os direitos ou defender os que governantes querem mudar. O Brasil como um país democrático deve correr atrás de coisas que sejam boas para todos os brasileiros e que seja bom para o crescimento do país, por ser subdesenvolvido é a economia não ser muito boa em relação a outros países, a desigualdade é bem crescente, que desestabiliza as famílias que buscam uma condição melhor de vida.
Muitas pessoas estão desabrigadas, é procuram lugar em terras que o governo não disponibiliza, esse é um dos motivos das invasões.
A conscientização tanto dos governantes, quanto da população de alta renda seria crucial para o país se desenvolver e diminuir os índices de desigualdade e assim melhorar a cidadania dos brasileiros.