O marketing digital, processo que visa criar, ampliar ou reconstruir negócios por meio da internet, trabalha diariamente para impactar o consumidor com suas peças visuais (anúncios, identidade de marcas, etc) para divulgar, vender os seus produtos e/ou serviços, ganhar novos clientes e fortalecer a sua rede de relacionamentos. As marcas têm se preocupado com a forma que a mensagem chega ao receptor, quais as experiências e sensações que determinam se ele irá ou não, consumir tal produto ou serviço.
A dedicação na qualidade do conteúdo produzido, tanto nos layouts quanto nas peças de propaganda no geral, visam impactar, emocionar e gerar sentimentos que os tornam memoráveis. A Gestalt atua levando a mensagem para o receptor de forma inteligente e criativa. Para isso, são aplicadas técnicas de percepção e emoção, que abordam o consumidor de forma clara e eficaz.
A teoria Gestalt aborda também o estudo da forma, onde tem em suas estruturas fundamentadas na psicologia e pouco tempo depois no Design, utilizando técnicas que analisam padrões de comportamento e interpretações intrínsecas do indivíduo. Um profissional de design que utiliza os princípios da Gestalt, altera a forma da sua criação e faz com que sua peça se sobressaia perante às demais, conseguindo um grande impacto.
Assim como realizar uma pesquisa de mercado, conhecer o público-alvo e se manter presente nas mídias digitais, é necessário aprofundar os estudos da semiótica, da percepção humana e regras de proporções para elaborar bons conteúdos visuais. Logo, é importante ressaltar que a Gestalt é uma das diretrizes em todo o âmbito da comunicação que se faz relevante para a criação de uma peça publicitária marcante.
Contextualizando a relevância da percepção visual para a publicidade, é importante estudar conceitos da teoria da Gestalt, onde autores evidenciam pesquisas significativas no âmbito da psicologia, onde prevalecem os estudos dos princípios da organização perceptiva, o processo de persuasão dos consumidores através da linguagem visual.