A sociedade passa por um processo em que o capitalismo impõe aos consumidores o que eles devem ou não consumir, e com isso, ao decorrer do tempo, os meios de reprodução visual passaram por uma evolução, se tornando ideal reproduzir a arte pensada no consumo.
A linguagem visual foi se tornando um elemento imprescindível na vida publicitária, usada para comunicar e expressar mensagens, se apresentam como imagens, fotografias, ilustrações, movimentos visuais, cores e formas. Tais elementos visuais, de uma maneira genérica, se organizam a fim de representar ideias de acordo com aquilo que se deseja passar. O estudo dos estímulos relacionados a interação, conscientemente ou não, do processo de transmissão e armazenamento das informações, está relacionado à Psicologia.
Dentro da área de conhecimento na Comunicação Social, a publicidade se faz muito presente no nosso dia-a-dia, se tornando um pilar essencial na transmissão de ideias e expressões das instituições. A publicidade tem a importante tarefa de difundir os elementos visuais como estratégia de marketing, usada para adquirir um espaço nos veículos de mídias, divulgando uma marca, produto ou serviço. O principal objetivo é atingir o público-alvo e incentivá-lo ao consumo pela propaganda.
Atualmente, a propaganda usa, para atingir os consumidores e persuadi-los à compra, estímulos que causam impactos mais profundos na percepção da mensagem. E por conta da variedade de anunciantes, tornou-se importante aumentar a visibilidade da marca ou produto, levando o consumidor a comprar. Com o expansão do mercado, a persuasão tornou-se ferramenta indispensável para a eficiência da propaganda e na Psicologia foram desenvolvidas teorias que abordavam a previsibilidade e a subjetividade do comportamento humano, uma delas é a Gestalt.
A teoria Gestalt explica que as experiências humanas e a percepção, interferem de forma circunstancial na resposta do estímulo do indivíduo, pois abrangem todo o comportamento. Apesar do cérebro captar as informações de forma única em cada indivíduo, a mente segue padrões de interpretação e a Gestalt utiliza desses padrões para manipular a forma como o receptor capta a mensagem que uma determinada propaganda quer transmitir.
O presente estudo tem como finalidade analisar as estratégias de marketing digital, com foco na aplicabilidade dos conceitos da Gestalt. Nas esferas sociais, o indivíduo é diretamente influenciado por elementos visuais. Considerando isso, é feita uma conexão com o mercado publicitário que está farto de estruturas visuais, que fazem uso da teoria Gestalt em vários âmbitos da área, onde, alinhada com a percepção e a criatividade, trazem resultados positivos para o impacto de uma propaganda.