A ética, segundo a filosofia é o estudo baseado nos valores morais que moldam o comportamento humano dentro de uma sociedade. A moral, por sua vez, é o conjunto de hábitos sociais de um povo e é dinâmica, ou seja, pode mudar ao longo do tempo a depender do contexto histórico, econômico e social. Com isso, é possível afirmar que os valores éticos e morais são importantes na educação, pois formam o caráter do indivíduo.
Primeiramente, vale ressaltar que a educação escolar é um dos principais meios de aprendizagem de uma pessoa. Portanto, a influência do que é ensinado lá nos jovens é muito grande. Por esse motivo, os valores éticos e morais desenvolvidos nesse ambiente formam a maior parte do caráter de alguém, devendo dizer o que é certo e o que é errado, como se comportar em determinados contextos, o porquê de ter-se que respeitar às leis, facilitando a convivência social. Isso é importante também, porque o ser humano vive em sociedade e não isolado.
Outro aspecto a ser levado em conta é a futura carreira profissional, pois a maioria das funções no mercado de trabalho exigem a interação com outros colegas, clientes, fornecedores, pacientes. Por esse motivo, deve-se aprender a valorizar as pessoas e a respeitá-las.Um exemplo é a ética médica, com pequenas diferenças no contexto, pois trata-se de saúde, mas a ideia básica é a mesma: valorização e respeito do próximo. Então, os valores éticos e morais na educação são importantes para a formação do caráter individual, pois são a fonte de conhecimento sobre essas atitudes.
Sendo assim, a influência exercida pelos valores da moral e da ética adquirimos na educação é importante e necessária para a formação pessoal do cidadão, para si mesmo e para a sociedade. Devido à isso, cabe às escolas e famílias incentivarem seus alunos e filhos à absorverem esse conhecimento por meio da educação. Isso para que a convivência social seja mantida em equilíbrio e tenda a melhorar.