Medicamentos: Uso seguro e cuidados essenciais

No seguinte texto será falado sobre “Como o desenvolvimento, formas e vias de administração de fármacos interferem na farmacodinâmica e farmacocinética e qual a importância na farmacologia na enfermagem”, será falado sobre a importância de entender como funciona a administração dos medicamentos na enfermagem e quais efeitos isso causa no corpo humano.

É necessário que o profissional de enfermagem entenda na teoria e na pratica como funciona a farmacologia, já que o resultado da interação dos medicamentos pode advir da relação entre o ensino da terapêutica aliada a profilaxia.

Antes de falar das vias de administração e de suas formas é necessário explicar sobre o processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos. Essas duas fases tem como objetivo em identificar e otimizar moléculas capazes de representar entidades químicas com potencial de desenvolvimento clinico e estudam um grande processo da abordagem do problema, o estudo de moléculas, estudos de eficácia, até a produção de um novo medicamento.

É necessário falar sobre farmacodinâmica e farmacocinética. Farmacocinética é o curso percorrido pela medicação no organismo a partir da via de administração até o ponto de excreção, essa etapa possui as seguintes fases, que são absorção, distribuição, biotransformação (metabolismo) e excreção. Costuma-se dizer que é o que o corpo faz com a medicação. Já a farmacodinâmica estuda o caminho do medicamento no nosso organismo e analisa os efeitos que determinado medicamento causa em seu tecido alvo, células e tecidos. As vias de administração podem ser de forma enteral e parenteral. A forma enteral é de via oral, sublingual ou retal, sendo assim o processo um pouco mais lento. A forma parenteral é administrada no organismo de forma intravenosa, subcutânea, intramuscular e intradérmica, que são de mais fácil absorção.

É de extrema importância para os profissionais de saúde entender a importância da farmacologia para o tratamento adequado dos pacientes, pois precisa saber qual o remédio certo, como pode ser ministrado e melhor forma de administração.

 

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *