Responsabilidades do educador

A obra conta com a exibição de uma escola acolhedora. A educação inclusiva discernida por Américo Peças reproduz um pronunciamento a favor da luta contra a desigualdade e oferece a diligência, a acepção do desenvolvimento do caráter humano.

A asserção enfatiza o dever do pedagogo. Introduz a necessidade de se ter um profissional qualificado emissário de um planejamento consentâneo, estratégia que intitula o melhoramento no ensino aprendizagem de uma maneira acertivelmente compreensível, trazendo esta prática especialmente para pessoas portadoras de deficiência ou que possuem alguma insciência escolar, inibindo a exclusão entre elas. “A exclusão de dois só, empobrece a nós todos.” Citou Peças.

Em Portugal, estas questões também são referenciais no que diz respeito as estratégias educacionais, até porque nos confrontamos com elevadas taxas de abandono e falta de peripécias educacionais que marcam em cerca da metade da população escolar ao nível dos seis primeiros anos de escolaridade. A UNESCO vem realizando conferências com o tema – Educação para Todos, Necessidades Educativas Especiais: Acesso e

Qualidade, a fim de se produzir relatórios (Relatório Delors: Educação) que convergem numa visão de escola como comunidades de aprendizagens ética, moral e científica.

Num mundo de desigualdades onde o caudal dos pobres e dos excluídos se acrescenta tragicamente e em relação direta com a passividade e o alheamento egocêntrico das maiorias, a escola tem que se firmar como fonte de ativação social, empenhada na edificação de relações sociais fraternas, capaz de através de uma organização democrática exemplar, nos libertar da ignorância.

Uma das partes mais importantes da obra de Peças é o elóquio da frase; “A escola nunca esteve órfã de ideias salvadoras. Mas tem estado sistematicamente pobre de organização inteligente”. É de fato importante termos a visão de que nos tornaremos pedagogos e incluirmos atenção precisamente na dedicação que será oferecida, não podemos esquecer de ordenar as responsabilidades. Logo, para uma educação inclusiva é entendível preservar a diversidade que é tão ampla no ambiente escolar.
Um educador arquétipo precisa abraçar o conhecimento de forma geral, não deve de maneira alguma se limitar apenas à sua área de formação, é imperioso estar disposto a conhecer o novo e espargir aptidão.

Esta obra oferece ao leitor a oportunidade de se conscientizar em reverência de como deve ser uma escola acolhedora portadora de uma educação Inclusiva, é constante que obras como estas existam para que nós leitores possamos partilhar opiniões abastadas como a de Peças. As escolas devem ser acolhedoras e inclusivas, pois, é onde os alunos passam boa parte do seu tempo, e devem se sentir acolhidos, para assim, se sentirem confortáveis. A educação deve se esquivar de traumas e medos, pois só assim, o corpo discente subdividirá um conhecimento fruição.

 

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