Na Educação infantil a roda infantil é uma forma primordial para promover as crianças interação, estimulação, motivação entre elas, é um fator essencial para o desenvolvimento como um todo. Começando com a apresentação deles sobre nome, idade, o que mais gostam de fazer, incentivando as crianças que troquem informações e conhecimentos. Por exemplo, o docente fazer apresentação de objetos, para que eles falem qual a cor, o que é apresentação de sabores levando frutas onde na roda cada um vai experimentar um pouco.
Apresentações de inúmeros conceitos seja eles matemáticos,de linguagens, entre outros. No qual a criança é levada a refletir suas ações protagonizando sua história de acordo com suas necessidades e respeitando seu ritmo de aprendizado.
Na roda infantil também entra algo muito comum, há várias décadas, que é as roda de cantigas, um elemento não menos importante pois faz com que as crianças exercitem a coordenação motora, trabalhando com elas audição, movimentos, equilíbrio, ritmos, linguagem oral, memória, regras, valores, boas maneiras e o resgate da nossa cultura. As rodas de cantigas é algo que faz parte do nosso folclore brasileiro e é muito frequente em todo lugar do país. A brincadeira de roda é muito importante pois trazem muitas vantagens no desenvolvimento da criança. Sendo uma forma divertida, atraente de aprender. Nessa fase da educação infantil, brincar traz aprendizagem e é primordial na formação da criança.
Por isso nós devemos sempre priorizar o lúdico, jeito de aprender brincando.
Portanto, é necessário deixar que as crianças brinquem de cantiga de roda no ambiente escolar, é propício aprender a rir, a representar, envolvidos na simbologia, a imitar, a sonhar e imaginar com elas. Dessa forma, abrem-se o caminho para que adultos e crianças, possam 11 reconhecer e ser reconhecido como sujeitos e atores participantes da “roda” da vida social/cultural e ser fazedores da história do mundo que os cercam.