O ovo pode se considerado um dos alimentos mais completos existentes hoje, além disso, contem um preço acessível para consumidores. Possuindo proteínas, sais minerais e vitaminas. A qualidade dos ovos pode está relacionada diretamente com prazos de validade, podendo afetar a coloração da gema e da casca (Biscaro, L. M. & Canniatti-Brazaca, S. G., 2006).
Segundo Katayama (2013) Que traz informações relevantes para o aumento para a elevada comercialização de ovos as aves tem uma facilidade em sua eficiência alimentar com maior capacidade em conversão de grãos em proteína animal que outros animais como os bovinos, por isso o seu consumo vem sendo um aliado para alimentação humana, sendo uma fonte extra de proteína animal com propriedades biológico de maior valor e um produto de valo inferior que outra proteína animal.
As alterações nas condições do produto podem variar o que se leva em consideração na qualidade dos ovos é o vigor a casca, data de validade e seus atributos sensoriais que é de suma importância na escolha do produto final nas prateleiras (ALLEONI; ANTUNES, 2001).
No ano de 2018 o brasileiro consumiu mais ovos em relação aos outros anos alcançando em uma media de 212 ovos por habitante. O que pode ser um dos motivos para esse aumento no consumo pode ser seu valor inferior e o valor nutritivo. Segundo Pascoal et al. (2008) tem um papel considerável na alimentação, auxiliando em dietas especificas.
Nesse novo conceito se trabalha com o lado social das famílias com intenção de gerar uma renda extra dentro de suas propriedades. Neste processo além de trabalhar o lado social visa o lado da economia da família e da região onde a atividade se encontra as atividades encontradas no passado se difere com a que é realizada por famílias dependentes desta tarefa (GAZZOLA, 2004).
Segundo dados divulgados pelo Banco da Amazônia (1995) a agricultura familiar tem com encargo assegurar que o alimento produzido seja um de alta qualidade e que não ofereça risco para consumidores, este alimento pode ser um aliado para dietas com restrições. Os ovos caipira estão ganhando espaço no mercado por ser um alimento “natural” e a buscar por um alimentação saudável vem se destacando.
No sistema de criação de ovos caipira os animais se encontra em condições de estresse, uma alimentação não balanceada, e a não utilização de aditivos na ração esses animais não ficam em gaiolas são animais criados soltos podendo ficar em contato com os ovos em seus ninhos. Para alguns consumidores podem consideram esses ovos mais saudáveis que ovos de granja.