Nos tempos atuais, a área de RH vem tendo destaque dentro das organizações, e com o crescimento está se tornando um fator estratégico para as empresas. A Algum tempo atrás, dentro de uma organização, o departamento de RH concentrava se a apenas algumas funções, hoje, o termo Recursos Humanos passou a ser Gestão de Pessoas.
Segundo França (2006, p.3) “Gestão de Pessoas é o conjunto de forças humanas para atividades produtivas gerenciais e estratégicas dentro de um ambiente organizacional. Os elementos que caracterizam esse conjunto de forças humanas e que estimulam a dinâmica da Gestão de Pessoas são: potencial, interação, compromisso, inovação, força de trabalho e criatividade”. Forças estas que justificam a intensidade da participação humana dentro da organização.
De acordo com o autor, dentro de um ambiente organizacional, é necessário que tenha um trabalho em equipe para que as atividades produtivas tenham um bom desempenho. Compromisso, interação, potencial, criatividade e força de trabalho, são os elementos necessários para estimular a dinâmica da gestão de pessoas.
Vergara (2012, p. 10) relata a importância do tema gestão de pessoas quando afirma que: gestão de pessoas é um tema de maior importância, primeiro porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas e, segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir lhes a visão e o propósito, a escolher estruturas e estratégias, a realizar esforços de marketing, a administrar recursos financeiros, a estabelecer metas de produção, a definir preços e tantas outras decisões e ações.
Na visão do autor, é importante que as organizações invistam na gestão de pessoas, primeiro que é nelas que passamos a maior parte do tempo e segundo que elas dependem da dedicação das pessoas para obter sucesso no negócio.
Chiavenato (2020, p. 9), declara que “recursos humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho”.
Em conformidade com o autor, pode se dizer que sem a colaboração do ser humano, não há desenvolvimento de atividades dentro de uma empresa potencializando assim a importância da gestão de pessoas.
Segundo Certo e Peter (1993) atrair, avaliar, motivar e manter os números e tipos de funcionários necessários para conduzir o negócio efetivamente é função do RH. Tomado de forma coletiva, a estratégia de RH da empresa é o conjunto de decisões relativo a essas questões.
Dentro dessa ótica, podemos evidenciar que é função do RH atrair, avaliar e motivar os funcionários, visando conduzir o negócio de forma efetiva. Sendo assim, a maneira com que a empresa gerencia e orienta o comportamento do ser humano no trabalho é definido com gestão de pessoas