A educação física como salvação para a criança

1. Educação Física e linguagens;

A Educação Física vem resgatar uma educação para todas as disciplinas Dando oportunidades ao aluno, a trabalhar em outras disciplinas com necessidades educativas especiais de conhecer suas possibilidades e vencer seus limites, facilitando a sua participação sempre que possível nas aulas de, promovendo a interação entre todos os alunos.

O professor como um profissional de apoio no contexto pedagógico permiti aos alunos que, tenham a liberdade em algumas aulas para escolher atividades de sua preferência, cabendo ao educador apenas orientar ,fornecer e cuidar dos materiais disponibilizados aos alunos ,controlando o tempo da aula. o professor sendo o arbitro da “pelada” . Neste sentido a atuação do professor se é orientar a didática e prática de ensino na relação com a escola e a disciplina, e os aspectos burocráticos . É imprescindível que o professor tenha comprometimento e clareza dos objetivos e da importância da ação pedagógica que as aulas de educação física possuem na construção do conhecimento humano.

Assim, o teatro seria a forma efetiva de colocar juntos A outras disciplinas educação física e artes e língua portuguesa trabalhando assim trabalhando leitura e artes os conteúdos procedimentais. A partir desta proposta surge a oportunidade de desenvolver um projeto interdisciplinar com o componente curricular Língua Portuguesa e Literatura em qual o professor responsável estava desenvolvendo atividades de produção de texto e construção de peças teatrais com as mesmas turmas assim trabalhando não os educação física como outras disciplinas

Em uma sala de aula o professor de educação física tem como desafio de englobar as disciplina de Artes e língua portuguesa com turmas do 9º ano. Com essa situação se depara com um cenário totalmente diferente de sua realidade. Alunos com defasagem de conteúdo, e baixo repertório em sua disciplina. No entanto, percebe que seu público, os alunos, apresenta uma forte relação com a comunidade e com a realidade local, além de contar com um amplo espaço aberto na escola fora de sua sala de aula. Diante deste cenário, o professor pode traçar estratégias pedagógicas que contemplem a realidade local, e também contemplem as diretrizes curriculares para a disciplina de artes e a língua portuguesa e educação-física, em que o professor de arte trabalharia como por exemplo a Cultura do Hip-Hop, de maneira tal que na visualidade o professor tome como princípio o grafite, tema este que seria trabalhado de forma concomitante com a dança do break, executada e treinada pelo professor de Educação-Física no pátio.

Essa proposta é interessante porque relaciona ambientes cotidianos da vida do estudante com assuntos debatidos e ensinados em sala de aula.O professor pode pedir aos estudantes para que tragam exemplos de grafites que gostem, sendo famosos ou locais. Busque analisar com os estudantes os temáticos presentes nestas obras, identificando personagens, espaços e problemáticas.

2. Educação Física e corpo: visão biológica

A Educação Física havia mudado preocupando-se também com a inserção de outras disciplinas junto a educação física ,segundo três dimensões correspondentes ao saber fazer procedimentos aos fatos e conceitos e as atitudes valores e normas Dentre os conteúdos atuantes ,do componente curricular estão Atividade Física e saúde e Nutrição básica e esportiva no qual iniciou-se o trabalho apresentando, os benefícios do exercício físico o que é e quais consequências da obesidade e sedentarismo Na sequência, seriam estudados os conteúdos sobre nutrição básica sendo proposto pelos alunos e professor de educação física pede para e saúde conscientização de crianças da educação fundamental das escolas .

Para muitos a alimentação escolar constitui-se de um atrativo para frequentar as aulas e para outros representa a única refeição feita durante o dia. A alimentação escolar deve ser equilibrada como qualquer outra refeição do dia, composta por alimentos nutritivos e de boa aceitação, visando contribuir para o sustento e promoção da saúde de quem a consome. O período escolar é também chamado de momento de latência e crescimento, onde desacelera-se a taxa de crescimento e as mudanças físicas começam a ocorrer gradativamente. Apesar da menor velocidade de crescimento e do menor risco de desnutrição, a criança em idade escolar ainda exige alguns cuidados em termos de alimentação. Pois nesta fase, estão sendo armazenados recursos para o crescimento rápido característico da adolescência.

O ser humano necessita de alimentos diversificados que contenham todos os nutrientes necessários para promover o crescimento do seu corpo, fornecer energia para as suas atividades, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos e aumentar a resistência contra as doenças. O excesso de alimentos calóricos e gordurosos em uma dieta que não conta com verduras e legumes pode aumentar o risco do desenvolvimento de quadros de obesidade, entre outros possíveis distúrbios graves como: diabetes e elevação do colesterol. É na idade escolar que a criança começa substituir os alimentos familiares, por guloseimas que são carentes em proteínas e vitaminas, porém ricas em calorias.

Diante deste quadro cabe aos pais e educadores o esclarecimento da necessidade de uma alimentação saudável na escola, educar os seus a preferir alimentos naturais, e oferta-los desde o lanche trazido de casa, como o fornecido pela escola e o vendido na cantina.

A aptidão física relacionada à saúde refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas principalmente à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade, a resistência aeróbia, a força e composição corporal. Já a aptidão relacionada ao desempenho desportivo é associada além das capacidades acima citadas, à agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.

As atividades físicas e as práticas corporais são importantes aliadas da saúde e do bem-estar. Veja alguns benefícios da prática regular de atividades físicas Fortalecimento dos ossos e músculos; Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório; Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças; Melhora da saúde mental e do humor; Redução do estresse; Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue; Melhora em quadros de depressão; Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar; Aumento da expectativa de vida; Melhora da qualidade do sono; Controle de peso; Manutenção da autonomia nas atividades diárias está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que se tornam evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, , e funcionamento do organismo.

 

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *