No Brasil um dos grandes motivadores da urbanização foi o surto industrial, vivenciado após a crise de 29, que gerou vários empregos em fábricas e todo o aparato que precisou ser criado para que as necessidades delas fossem supridas. Milhares de pessoas vieram para a região Sudeste, pois a oferta de emprego e qualidade de vida era maior ou apenas para fugir da seca, no caso do Nordeste, mas a realidade que essas pessoas encontraram não foi a que imaginavam.
As pessoas que vieram em busca de uma nova vida, em geral, tinham característica em comum, alguns deles são o baixo nível de escolaridade e pouco poder aquisitivo. Essa população acabou tendo que se abrigar em lugares que não chamavam atenção de outras pessoas, nas periferias onde o governo não é tão presente e deixa as pessoas a mercê de condições muitas vezes degradantes como a falta de saneamento básico e transporte. Nesses lugares a cidade acabou por se expandir muito e acabou se encontrando com outras cidades causando conurbações e assim criando regiões metropolitanas gigantes.
Fatores que influenciam a urbanização
Existe uma relação entre a educação, a economia e o governo na urbanização? Sim, esses são os agentes que tornaram a urbanização possível, a partir do momento em que o governo promove a vinda de empresas para determinadas regiões a economia do lugar tende a aumentar pois a criação de empregos geram empregos e isso atrai mais pessoas, no que diz respeito a educação pode se dizer que a partir do momento em que as pessoas começaram a ter maior acesso a ela e conseguiram ingressar em faculdades e adquirir conhecimento em áreas que não apresentam oportunidades no meio rural e dirigiram-se rumo as grandes cidades.
infere-se por tanto que o progresso urbano que ocorreu no Brasil foi causado por vários motivos que podem dizer respeito a busca por uma melhor qualidade de vida ou a fuga de uma ruim, que a forma com que essa urbanização se deu no nosso país foi descontrolada e fez com que grande parte da população que optou por ir para essas grandes cidades acabasse sendo deixada a margem da sociedade, trouxe vários problemas como a poluição, que é causada muitas vezes pelos carros, presentes em grandes quantidades, responsáveis pelos congestionamentos que se presentes nas regiões centrais promovem a formação de ilhas de calor.
Problemas como esses exigem que os estado Brasileiro tome medidas para minimizar os problemas existentes e assim possa cumprir com seu papel e empregar a contribuição feita pelos cidadãos em seu benefício, promovendo iniciativas com ajuda da comunidade e apoio de entidades privadas e ONGs.