Ponte (1997),destaca que o método tradicional é pouco eficiente porque perde-se muito tempo em saídas e entradas por parte dos discentes em sala de aula. Por isso faz-se necessário repensar sobre a melhor maneira de ensinar, ressaltando que a forma de ensinar não é apresentada com clareza na literatura.Dessa forma o docente deverá ser um verdadeiro estrategistas no sentido de estudar, selecionar, organizar e propor as melhores ferramentas facilitadoras para que os discentes assimilem o assunto.
Objetivos do professor
Neste contexto, fica claro que a didática tem como resultado a aprendizagem de algo, ou seja o objetivo do docente não é apenas apresentar a matéria, mas fazer com que seu saber se converta em saber do aluno, seja um transmissor, um facilitador ou um mediador.
Juntamente com a didática, existe alguns fatores importantes que precisam ser observado pelo docente do curso de ciências contábeis no momento do planejamento da aula.Segundo Marion;Cordeiro, independentemente da matéria a ser lecionada é importância que o docente seja um bom observador, e esta observância vai permitir que o docente dentro de suas possibilidades e realidades, possa conhecer até certo ponto seus alunos, e em função disso adaptar seus métodos de ensino.
Os docentes do curso de Ciências Contábeis normalmente possuem uma formação excepcionalmente técnica.A ausência de uma formação pedagógica, bem como a falta de didática para a prática do ensino em sala de aula lhes traz rendido duras críticas.
A presente pesquisa preocupa-se com uso de metodologias no ensino contábil pelas seguintes razões: a expansão do curso de contabilidade nas últimas décadas, baixos índice no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as mudanças na contabilidade Brasileira e angolana com adoção das Normas Internacionais de Contabilidade.