A Alfabetização Matemática é um fenômeno que se trata da compreensão, comunicação e da interpretação dos conteúdos matemáticos ensinados na escola, os conteúdos iniciais para a construção do conhecimento matemático. A alfabetização matemática pode acontecer junto com o processo da escrita e da leitura. A alfabetização matemática vai além do saber ler e escrever um algarismo, é construir nos alunos a percepção de quantidade e reconhecer os números.
O objetivo principal do ensino da matemática é desenvolver o pensamento matemático dos estudantes para que sejam capazes e aptos a enfrentar e a resolver problemas matemáticos. O raciocínio matemático pode estar em situações simples, em que as crianças se sintam encorajadas a colocar as coisas em relação.
Na Alfabetização Matemática antes de fazer atividades de soma, subtração, as crianças precisam identificar quantidades e reconhecer os números. A matemática é um instrumento muito necessário para a sustentação de diversas áreas do conhecimento e a matemática é inserida de forma marcante nas crianças, pois está presente no dia-a-dia. Porém atividades de soma e subtração de forma teórica e direta são trabalhadas a partir dos 6 anos.
Algumas atividades que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil é agrupar, desagrupar, classificação, seriação e sequência. As atividades devem ser lúdicas, brincando e jogando com os alunos, nada maçante, cansativo, não repetitivo, nada que “sacrifique” o aluno. Que o aluno não ache difícil, para não causar o desprazer da criança em aprender. É a criança quem coordena as relações que criou entre os objetos e construirá um conhecimento lógico matemático.
Desenvolvimento infantil
As crianças jogam e brincam todos os dias, essas brincadeiras na maioria das vezes envolvem: contagem, medição, orientação, visualização de quantidades, entre outros. As crianças pensam logicamente em situações de seu cotidiano, isso acontece quando elas praticam jogos com regras ou quando organizam seu quarto e seus brinquedos. As crianças também gostam de contar, nas primeiras contagens estão apenas imitando os adultos, mas em algum momento elas têm de ir além e se apropriam dos princípios da numeração.
Portanto a escola desempenha um papel muito importante, pois os alunos, além de adquirir o conceito de número, de aprender a contar devem aprender a agrupar, a nomear, simbolizar e a classificar. Essas ações podem estar presentes em atividades, brincadeiras e jogos feitos em sala de aula. O ensino em sala de aula deve ser adaptado ao nível de desenvolvimento atual das crianças, estimulando o seu desenvolvimento. Portanto a escola deve respeitar o tempo e as condições dos alunos para que eles aprendam e ao mesmo tempo desafiar a criança para que ela avance em seu processo de sua aprendizagem.
Muitos professores sentem-se inseguros ao trabalhar a alfabetização matemática com seus alunos, pois não sabem o melhor método, a forma como alfabetiza-los. Existe a forma tradicional de ensinar a matemática em sala de aula, são descritas como: o professor a frente dos alunos, o professor expõe o conteúdo e determina qual a formula para a realização do exercício, os alunos copiam as formulas e as utiliza para os exercícios de ficção. Mas a forma tradicional é maçante, o aluno vai sentir desprazer no ensino da matemática, o professor precisa trabalhar com atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras para que a criança sinta vontade, prazer na aprendizagem da matemática.
O professor precisa ensinar os alunos com jogos e brincadeiras educativas, proporcionando uma melhor aprendizagem em seus alunos, construindo o conhecimento lúdico, Ao trazer a criança ao mundo dos números o professor precisa ter um trabalho continuo, com atividades lúdicas, brincadeiras e jogos aplicados em sala de aula.
Educação escolar
Na Educação Escolar, alfabetização não existe e não acontece apenas na Língua Portuguesa, mas também e essencialmente em matemática. Por isso tudo entende-se que na fase da alfabetização, a construção de conceitos básicos deve ser o objetivo do professor, disposto de fato a ensinar com qualidade, com o contexto que tenha uma maior aproximação entre o educando e o educador. Ao trazer a criança ao mundo dos números o professor precisa ter um trabalho continuo, com atividades lúdicas, brincadeiras e jogos aplicados em sala de aula.