O tempo é a base concreta de toda a nossa existência

Todos os dias nos renova a oportunidade de ser melhorar, melhorar as nossas realidades e também firmar novas possibilidades de acordo com o tempo disponível ou aquele que acreditamos ter. Essa sensação de finitude que a vida nos apresenta serve para nos guiar em nossa caminhada e delimitar o espaço de tempo que nos resta desfrutar.

Eleve sua consciência sobre o valor do tempo e o que ele realmente representa de recurso disponível e viável para a sua realização e suas realizações.

Vale lembrar que o tempo é um recurso escasso e que não pode ser recuperado. Cada dia desperdiçado é um dia perdido. Sem aceitar essa verdade o ser humano não poderá aprender a gestionar o seu tempo e tampouco se dar conta da preciosidade que ele representa para todos nós.

Aqui neste material, falaremos mais sobre os temas abaixo:

– Procrastinar: o ato vilão da gestão de tempo
– Quanto tempo você tem para realizar os seu sonhos?
– O que pessoas bem sucedidas pensam sobre a gestão do tempo
– Foco e a chave da otimização do tempo

Como forma de nos despertar para essa urgência em administrar nosso tempo, temos o enfoque no ser humano como o único responsável por gestionar a sua vida e aproveitá-la da maneira que o deixe mais feliz e realizado. Acompanhe!

Procrastinar: o ato vilão da gestão de tempo

Você certamente já ouviu o termo procrastinar. E também, com certeza, em algum momento de sua vida já praticou esta atividade danosa para sua vida. O ato de procrastinar, que significa adiar, é um um hábito contraprodutivo tão arraigado na vida das pessoas que lutar com ele pode não ser tão simples.

A procrastinação é uma inimiga da rotina e da vida produtiva. O ato de postergar tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de proveito de um dia ou período. Por isso, devemos estar atentos à este tipo de vício.

Por ser tão prejudicial à vida humana devemos entender o que significa procrastinar. Isso acontece quando você sabe o que deve fazer mas mesmo assim não é capaz de fazer. Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada.

A procrastinação não é um vício da vida moderna, vale dizer. Ela é um mau hábito humano e esteve presente na vida da humanidade ao longo dos tempos.Ela pode ser algo consciente ou que acontece inconscientemente. Em ambos os casos, inclui uma decisão de deixar a atividade para ser feita depois.

Ao invés de cumprir com o que precisa ser feito, a pessoa acaba dedicando seu precioso tempo a tarefas menos importantes e mais prazeirosas, que não exigem nenhuma urgência. E, com o auxílio dos famosos ladrōes de tempo, como aplicativos e redes sociais, fica ainda mais fácil evitar fazer o que se deve.

É de senso comum que a procrastinação é danosa e mais da metade da população assume praticar este hábito, inimigo da produtividade, em seu cotidiano. No Brasil, ainda é pior.

Por aqui temos uma cultura arraigada de que podemos deixar tudo “para a última hora” e muita gente se orgulha disso. Mas arrastar tarefas é um hábito perigoso e nada efetivo. O tempo se perde e pode ser que o prazo não possa ser cumprido, fazendo com que a pessoa perca efetividade, credibilidade e até mesmo o emprego.

E por que a procrastinação acontece? De forma geral, o cérebro humano utiliza a procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata e quer nos poupar do esforço contínuo. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente, o que para a produtividade é uma armadilha letal.

Também podemos ser levados a procrastinar por fatores genéticos e influência do meio em que vivemos. Quando não aprendemos a controlar nossas emoções e assumir nossa autorresponsabilidade, deixamos que fatores externos nos controlem e nos empurre para a procrastinação como forma de recompensa. Isso é um mal que deve ser curado em nós.

Dicas para parar de procrastinar:

1. Comece com pequenos atos e micro-objetivos. A mudança radical pode ser mais difícil, portanto adotar pequenas mudanças todos os dias pode fazer com que aos poucos o hábito se transforme.
2. Diga não para as coisas que fazem você perder tempo. Entenda que isso esta prejudicando seu desempenho e evite.
3. Reconheça o problema da procrastinação. Saiba despertar para o problema, dê nome a ele e enfrente suas dificuldades. Quanto mais cedo você aceitar que precisa da mudança, mais cedo ela virá.
4. Se auto-motive para o que precisa ser feito. Você deve ser o seu maior incentivador e auto-motivação é uma excelente forma de gerir positivamente esta condição. Você pode e vai fazer o que deve ser feito agora.
5. Visualize as tarefas feitas e sinta prazer em concluir com efetividade suas obrigações.
6. Entenda o porque deve ser feito e determine prazos. Cumpra com os seus prazos e sinta felicidade por isso.
7. Quando se sentir esgotado faça pequenas pausas, mas não se distraia a ponto de deixar de fazer o que deve ser feito.
8. Finalmente, fuja dos ladrōes de tempo e produtividade, evitando estar em contato com o que você sabe que pode lhe atrapalhar.

Quanto tempo você tem para realizar os seu sonhos?

Você já parou para pensar quanto tempo você tem para realizar os seus sonhos? Cinco, dez, quinze anos? Uma vida inteira? E quem garante que você tem todo esse tempo de produtividade? Não sabemos.

Antes de entregarmos ótimas dicas e motivos para que você otimize o seu tempo, devemos lembrar que quem procrastina também adia a sua felicidade. Isso mesmo! Empurrar as tarefas e os sonhos para frente por não querer realizar agora, de maneira consciente ou não é um tipo de sabotagem.

Vamos pensar que seu sonho é empreender ou ter muito sucesso na sua carreira. O que você tem feito para isso? E quanto tempo tem dedicado neste propósito de vida que lhe faria tão feliz? Se a sua resposta for “nada” ou ainda “não é o momento” saiba que você corre o risco de estar adiando a sua própria felicidade com atitudes negativas.

Para mudar essa história, você deve começar hoje a gestionar melhor o seu tempo e focar no que realmente importa: você e seus objetivos. Abaixo vamos dar alguns exemplos de frases de empreendedores que falaram sobre a finitude de nosso tempo.

O que pessoas bem sucedidas pensam sobre a gestão do tempo

Existe um provérbio chinês que diz a melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora. Isso significa muito para nós. Sermos capazes de enxergar que o tempo passa, mas pode ser agarrado ainda hoje se tivermos forças e motivos para mudar de vida e sermos completos.

Florence Nightingale a fundadora da enfermagem moderna, importante ícone da história feminina de mulheres que fizeram a diferença costumava dizer que eu atribuo o meu sucesso a isso: eu nunca dei ou tomei qualquer desculpa. Isso significa focar e fazer.

Charles Swindoll um dos pastores e radialistas mais importantes da história americana diz que a vida é 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso, e aqui vemos a importância da autorresponsabilidade para a gestão do nosso tempo.

Em um recente documentário sobre a vida de Bill Gates, o homem mais rico e influente do mundo, falava-se sobre os projetos de Gates mesmo depois de tanto sucesso como fundador da Microsoft. Ao entrevistar sua secretária pessoal de mais de vinte anos, o jornalista perguntou como era trabalhar com ele.

Ela contou que nunca havia visto ele se queixar de nada. Que era um homem extremamente organizado que chegava sempre no mesmo horário e estava constantemente motivado com algum projeto. O mais interessante, no entanto, foi quando ela ressaltou que o único problema que Gates enfrentava é que ele tinha somente 24 horas no dia para fazer tudo o que sonhava. E esse era o ponto que fazia com que ele fosse exatamente igual a qualquer outra pessoa.

A secretária terminou sua fala dizendo que mesmo com tanto dinheiro, o tempo era o único bem que Bill Gates não podia comprar. Era escasso e distribuído igualmente para todos nós.

Aqui podemos entender que uma pessoa que já tem tudo gostaria de ter ainda mais tempo para realizar os seus sonhos, enquanto muitos de nós, desperdiçamos com tolices e atos viciosos que nos roubam boa parte da vida. Vamos aprender agora a reverter essa história e ter mais rendimento em nossos objetivos.

Foco e a chave da otimização do tempo

Para otimizar o nosso tempo precisamos a aprender a ter foco em nossas tarefas diárias. O foco é chave principal da otimização do tempo e pode nos ajudar em muito no aumento da produtividade.

Tomamos para nossa vida o exemplo do atletas. Um jogador de tênis, por exemplo, é obrigado a manter o foco e a concentração em suas tarefas durante horas enquanto gestiona o cansaço do seu corpo, as alterações da natureza, a dor, as jogadas de seu adversário e até mesmo seus próprios erros. Aprendemos com ele que é preciso manter o foco no objetivo principal, que é ganhar a partida, enquanto muitas outras coisas passam ao nosso redor.

Na vida de um profissional comum não é diferente. Temos tarefas a serem executadas e dezenas de distrações e adversidades ao nosso redor. O que nos fará diferente e mais produtivos é, sem dúvida, nossa capacidade de manter o foco apesar de tudo.

Para nos mantermos focados podemos utilizar estratégias e ferramentas de gestão que nos ensinam a organizar nossos pensamentos e aproveitar cada segundo que temos em nosso próprio benefício. Vejamos a seguir.

1. Domine suas emoções e seja autorresponsável

Voltamos a repetir esta estratégia de gestão por ser a base de toda otimização pessoal. Seja na sua vida em família ou no trabalho, aprender a reconhecer e dominar o seu “eu” é o passo mais importante para ter êxito em outros objetivos.
A autorresponsabilidade nos lembra que cumprir as tarefas só depende de nós mesmos e que todo resultado, positivo ou negativo, será reflexo do nosso esforço em ser melhor.

2. Visualize o seu futuro e como se sente estando lá

Já falamos sobre a importância da visualização para cumprir os objetivos que temos na vida. A prática de visualizar mudanças positivas em nossas vidas, em viver mentalmente o sucesso e ver os nossos sonhos concretizados em nossa mente faz com que o cérebro trabalhe para que isso aconteça.

Pense em como você se sente mais focado e sinta o quanto isso tem sido bom. Desfrute da sensação mental da vitória e do autocontrole e trabalhe para que isso seja realidade em você.

3. Trace suas metas e cumpra seus micro-objetivos diários

É muito importante que para manter o foco no futuro, uma pessoa tenha sua meta bem delineada, com pequenos objetivos diários a serem alcançados. Comemore suas vitorias e continue em frente, ajustando os planos sempre que necessário.

4. Uma tarefa por vez

Faça uma tarefa por vez e, enquanto isso acontece, esqueça os outros objetivos e afazeres. Dedique-se ao aqui e agora, vivenciando cada momento e empregando o melhor de você naquela ação.

É importante também esquecer os objetivos que já foram cumpridos ou aquele que já não lhe servem. Quando estiver em determinado projeto diário, esvazie a sua mente de todas as outras atividades.

5. Organize um lugar que favoreça o seu foco

Ter o ambiente de trabalho organizado e voltado ao que você necessita é um ponto importante. Se você precisa escrever, por exemplo, o silêncio é essencial para favorecer esse objetivo. Então, descubra como seu organismo reage aos estímulos externos e tente minimizar o quanto puder as influencias negativas sobre a sua concentração.

Se não for possível estar sozinho, avise as pessoas ao redor que naquele momento não pode ser incomodado e, que logo que estiver disponível atenderá às outras demandas. Com empatia e educação você pode deixar claras todas as suas necessidades para manter-se focado naquela tarefa.

6. Pensamento sempre positivo

Manter o pensamento positivo é importante em qualquer aspecto da nossa existência. Pensar em coisas boas e estar com boas energias ajudam o cérebro a distribuir hormônios que nos fazem sentir melhor, alem de limpar nossa mente e nos deixar mais felizes e confiantes.
É essencial que você se mantenha positivo e evite pensar em coisas que roubem a sua paz interior e sua auto-confiança. Para isso criar uma lista de afirmações positivas diárias pode ajudar. Leia e releia sempre que precisar.

7. Crie o foco automático

Não seria incrível que o nosso foco fosse automático, como em uma câmera fotográfica profissional? Pois isso pode acontecer se você se empenhar em cumprir uma rotina diária.
Com a rotina o cérebro aprende que deve fazer determinadas coisas naquele momento e passa a direcionar a sua atenção diretamente para aquela atividade. Mas lembre-se, para funcionar você deve fazer tudo com auto-consciência e também dedicação.

8. Cuide da sua saúde

Estar saudável ajuda na concentração a na realização de tarefas que exigem mais comprometimento. Quando você cuida do seu corpo e da sua alimentação o seu cérebro está apto para responder positivamente a todos os estímulos que recebe, sem que para isso necessite gastar energia desnecessária.

Você precisa ter energia para que a máquina humana trabalha e por isso, se alimente bem, coma o mais saudável possível e pratique algum tipo de atividade física ao menos 3 vezes por semana. Não se esqueça: vinte minutos de caminhada podem fazer a diferença e oxigenar as suas ideias.

9. Tenha força de vontade e recomece sempre que precisar

A força de vontade precisa ser estimulada em nós todos os dias. Ter força de vontade significa cavar e encontrar a coragem e a potência que nos falta. Não se sinta desestimulado se você falhar, recomece quantas vezes for preciso. Avante, você é um guerreiro e merece vencer!

10. Utilize técnicas de meditação ou do simples silêncio

Para melhorar o foco você pode utilizar de uma técnica muito utilizada pelos orientais e que cada dia mais ganha adeptos no Brasil: a meditação. Ela não tem nada a ver com a religião e está ligada ao ato de ouvir a si mesmo e deixar que seus pensamentos fluam em sua cabeça, sem se incomodar com isso. Muitos aplicativos fornecem o treinamento de meditação gratuitamente e, dez minutos diários podem mudar o seu dia.

Se você acha difícil, comece pela prática do silencio diário. Cinco minutos em silencio, em um ambiente favorável e quieto, alem de melhorar o seu foco ainda vão ajudar a baixar qualquer nível de estresse existente.

Ao ser mais focado e otimizar o seu tempo o ser humano consegue se dedicar ao que realmente importa e fica mais perto de realizar os seus sonhos.

Seja constante na tentativa de melhorar-se cada dia mais e colha os resultados diários de suas conquistas. Você pode e deve potencializar suas habilidades por você e pelo bem de toda sociedade.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *