Introdução
A família é considerada a base de desenvolvimento de um indivíduo e o espaço onde a criança começa a se identificar como pessoa, passa a conhecer os principios basicos da vida.
O presente artigo pretende analisar o papel da família durante o processo de ensino e aprendizagem da criança na fase da educação infantil, apresentando como se dar a relação entre familia e escola.
Sabe-se que, a escola e família são as duas principais instituições responsáveis para tornar o individuo com uma formação. Porém, ambas com algumas funções e objetivos diferentes uma da outra. A família torna-se importantíssimo durante todo o processo de vida de qualquer pessoa, porém, durante a infância esse individuo necessita de muito mais cuidados para que na ausência dessas, não venha sofrer conseqüências para toda sua vida. O momento escolar na Educação infantil traz o contato com outras crianças, onde passa a ter uma convivência no meio social, que a partir daí, inicia-se os primeiros confrontos com a diversidade, com os limites impostos pela sociedade. Porém, não se pode esquecer que é a família a primeira instituição do individuo.
A metodologia utilizada para a construção do trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica, realizando assim levantamento em diversas obras para abordar o assunto família, educação infantil, aprendizagem entre outros. No momento em que é realizada uma pesquisa com vários autores, procurando conhecer sobre os assuntos levantados, sem duvida será uma das maneiras mais importante de desenvolver um trabalho rico em informações.
A pesquisa se justifica para que se possa entender a importância do papel da família durante o processo de ensino e aprendizagem da criança durante a educação infantil e o envolvimento que a mesma possui no contexto escolar.
Fundamentação teórica
Fantil no desenvolvimento da criançaA educação infantil é um direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, que tem como ênfase estimular o seu desenvolvimento através das diversas formas, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), observa-se que a Educação Infantil passou a ser reconhecida legalmente como um direito das crianças, passando a ser definida como a primeira etapa da Educação Básica.
Segundo a LDB em seu artigo 29:
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Ressaltando que é dever do Estado assegurar o atendimento a esse publico, sendo que esse atendimento dever ser de forma planejada oferecendo assim espaço agradável, dando condições para que a criança venha construir e descobrir suas habilidades.
O ambiente deve chamar a atenção da criança, fazendo com que ela crie seu espaço e explore suas habilidades, aprenda a controlar seu corpo e descubra suas curiosidades, brincar e se expressar das mais diversas formas. Para Bujes.
A importância da educação infantil no desenvolvimento da criança
[…] a educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não podendo deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais, nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas; deve privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio.No momento em que esses espaços são oferecidos, a criança passa a obter uma relação com o outro, tornando-se essencial ao seu desenvolvimento e sua socialização com as outras crianças. O ser humano possui consigo uma concepção de conhecimentos, com a convivência com os outros, desenvolve cada vez mais esses conhecimentos, que são estimulados a cada vivencias, isso iniciando-se desde a infância. Logo:
O meio é um complemento indispensável ao ser vivo. Ele deverá corresponder a suas necessidades e as suas aptidões sensório-motoras e, depois, psicomotoras. Não é menos verdadeiro que a sociedade coloca o homem em presença de novos meios, novas necessidades e novos recursos que aumentam possibilidades de evolução e diferenciação individual […] Os meios em que vive a criança e aqueles com que ela sonha constituem a “forma” que amolda sua pessoa.
De acordo com Wallon (2007), cada pessoa se desenvolve por meio de fases que vão se revezando entre afetivo e cognitivo. Desse modo, a interação da criança no meio em que se encontra passa a ser uma construção progressiva fundamental ao seu desenvolvimento.
Nesse processo de construção de conhecimento da criança na educação infantil, não podemos deixar de comentar sobre o papel do professor dentro do contexto de ensino. Sendo que o mesmo é parte fundamental e que esse detenha conhecimento e meios necessários para estimular as crianças e que as mesmas possam se desenvolver e amadurecer. No Referencial Curricular afirmar que:
O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o educador tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao educador cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla e profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação.
Diante do exposto, se faz necessário cada vez mais formações continuada a esses profissionais para que estejam sempre capacitados para acompanhar as exigências dos conteúdos de natureza diversas que são impostas continuamente a esses profissionais. É na educação infantil onde a criança pode está construindo os primeiros traços de personalidade, as primeiras relações interpessoal, com isso o professor possui um papel fundamental nessa construção do desenvolvimento.