Uma alimentação adequada contribui para envelhecer bem e com saúde. A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não só para manter o peso, mas também, para garantir uma saúde plena.
Sabe-se que a longevidade não está baseada apenas em anos extras de vida, mas sim, em viver esses anos com qualidade. Desta forma, o que vai ao prato na juventude e na fase adulta é essencial para garantir a capacidade física durante o envelhecimento. Nossa maneira de comer influência na prevenção de problemas de saúde como colesterol alto, hipertensão, obesidade e diabetes. Problemas estes que prejudicam a qualidade e expectativa de vida.
A alimentação para longevidade é simples, deve estar presente alimentos com proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras, minerais e vitaminas. Sendo assim, abaixo estão citados alguns alimentos para a longevidade saudável:
• Água: ter o hábito de beber água é de fundamental importância, o correto é você nunca sentir cede durante o dia. Dica: ande sempre com uma garrafinha com água, assim fica mais fácil lembrar-se de beber mesmo sem sentir cede.
• Grãos Integrais: como, arroz integral, farinha, linhaça em farinha ou semente, chia integral, farelo ou flocos de aveia integral, gérmen de trigo, gergelim. São ricos em fibras, minerais e possuem antioxidantes.
• Oleaginosas: como, castanha-do-pará, amêndoa, nozes e amendoim. Elas possuem gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes. Também são fontes das vitaminas E, do complexo B e de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio.
• Frutas e Legumes: uma dieta rica nesses alimentos é essencial para uma vida saudável, pois são fontes de vitaminas e minerais. O ideal é consumir três frutas por dia de variedades diferentes e vegetais no almoço e jantar.
• Batata Doce: também rica em fibras é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que libera glicose no sangue aos poucos sem estimular produção de insulina.
• Tofu: alimento produzido a partir da soja. Fornece proteínas, minerais e aminoácidos.
• Feijão: é rico em flavonoides e fibras além de ser uma excelente fonte de proteínas.
• Peixes: como salmão, sardinha, linguado, entre outros. Ricos em proteínas, vitaminas e óleos saudáveis. Peixes oleosos são ricos em ômega-3 que diminui o risco de doenças cardíacas.
• Azeite de Oliva: usado para temperar saladas. É antioxidante, ajuda na saúde do coração e faz bem para controlar os níveis de colesterol no sangue, entre vários outros benefícios.
Portanto, uma alimentação balanceada e nutritiva é de suma importância para a longevidade saudável, bem como, ter uma vida ativa praticando atividades físicas e mantendo o cuidado da saúde em geral. Procure um profissional nutricionista para mais informações e adequação da dieta as necessidades individuais.