Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, a aviação estava em uma fase primitiva. Durante os anos de guerra, o papel desempenhado pelas aeronaves mudara muito. No início, as aeronaves forneciam informações via reconhecimento e observação, mas com os novos avanços tecnológicos permitiram que os pilotos lançassem bombas e derrubassem aeronaves inimigas. Segundo Schramm:
A experiência da Primeira Guerra Mundial, mesmo que incipiente no emprego de aviões de caça e bombardeio, mostrou que tanto o emprego tático do poder aéreo, em apoio às forças de superfície, como o estratégico, de profundidade no território inimigo, cumpriria um papel fundamental nas guerras futuras, especialmente devido ao ininterrupto avanço tecnológico que possibilitou novos usos da aviação de combate, ao ampliar o alcance, a autonomia e o poder destrutivo das aeronaves.
Logo, nota-se que no decorrer da guerra, o poder aéreo se tornou um importante fator decisivo nos campos de batalha Segundo o historiador Bernard Wilkin, o apoio aéreo tático teve um grande impacto no moral das tropas e mostrou-se útil tanto para os Aliados quanto para o
s alemães durante 1918, quando coordenado com ações da força terrestre. Sendo assim, a aviação militar foi de fundamental importância para enfraquecer o moral das tropas inimigas e desmoralizá-los, através de bombardeios e propaganda militar na Grande Guerra (como também ficou conhecida a Primeira Guerra Mundial).
Entretanto, as aeronaves na fase inicial da guerra, devido a ênfase no reconhecimento aéreo, não eram equipadas com armas. À medida que a guerra continuou, foram fixadas metralhadoras às aeronaves, o que as tornaram armas de combate mais competentes.
Igualmente decisivo foi o avanço da fotografia aérea, como Paul Virilio descreve em seu livro War and Cinema: The Logistics of Perception “a aviação deixou de ser sobre quebrar recordes de voo e tornou-se uma maneira, ou talvez até mesmo a maneira final, de ver”. Sendo assim, a fotografia aérea demonstra relevante importância para conhecer o território inimigo, descobrir possíveis modificações no terreno e posições de artilharia e trincheiras.