Segundo a Global Child Dental Fund (2018), toda criança deve ser instruída a realizar a limpeza dentária como a sua primeira e última tarefa do dia a dia. Doenças orais como cáries e doenças periodontais são propensas a ocorrer em qualquer idade e também podem ser tratadas de maneira eficaz. Mas para evitar tais doenças, uma boa educação em saúde bucal é necessária. Uma maneira bastante eficaz de educar crianças é a partir do exemplo vindo de pais ou responsáveis, a escovação ao lado de uma criança é um incentivo para que ela faça o mesmo.
O Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba, 25/10/2017) dá ênfase para a importância do exemplo de educadores e responsáveis com o intuito de que crianças adquiram bons hábitos de higiene. Menores de idade que conseguem manter uma boa rotina de limpeza e escovação dentária, quando chegam a maioridade, demonstram ter uma saúde diferenciada e de maior qualidade. Nanci Barros, dentista voluntária do Serviço de Odontologia do Hospital Pequeno Príncipe (25/10/2017), declara que é de extrema importância uma visita regular ao dentista para tratar de infecções silenciosas que se alojam em dentes e gengivas podendo causar danos maiores no futuro.
O papel dos pais na saúde da criança
Segundo a odontopediatra e professora da UNB (27/05/2016), Renata Cabral, é essencial que pais ou responsáveis saibam escovar seus próprios dentes para que ensinem as crianças a maneira correta, alegando que uma idade boa para as crianças escovarem seus próprios dentes é cerca de 8 ano de idade pois é o momento que adquirem maiores habilidades motoras, mas sempre com o auxílio e supervisão dos pais.
Todavia, sabe-se que no Brasil, muitas famílias não apresentam condições financeiras, consideram difícil o acesso ao dentista, possuem problemas com agendamento e consulta no atendimento público ou/e outras nem sabem que possuem o direito de atendimento público, segundo o Conselho Federal de Odontologia (2014). Isto dificulta mais ainda a vida das crianças que vivem em tais condições pois elas acabam obtendo pouca ou nenhuma higiene bucal, podendo adquirir diversas doenças e problemas na região bucal que podem se prolongar durante toda sua vida.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece um programa chamado “Brasil Sorridente” que tem como função garantir a prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal de crianças e de toda população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, que também investe em programas como Saúde na escola e aplicação de flúor, reduzindo os índices de cárie dentária.