Por que ler pode ser útil

Mesmo no século XXI, as pessoas não dão a devida importância à leitura quanto deveriam, mesmo sabendo do poder da mesma. Podemos dizer, que seu “superpoder” é transformar não só formas de pensamento, mas também, transformar o mundo, através do senso crítico que a leitura nos proporciona, e a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes do nosso, e isso, é só alguns dos benefícios que temos para o início da transformação cultural e social a partir da leitura.

Quando lemos com certa frequência, percebemos que estamos longe de estarmos certos sobre tudo, e que ainda há muito conhecimento pela frente, seja por meio de livros, ou de discussões saudáveis com alguém. Como foi dito, o poder de transformação da leitura nos dá abertura para novas opiniões, e este é um ponto importante, justamente por vermos pessoas com críticas diferentes, partindo para discussões geradas por opiniões contrárias.

Pelo hábito da leitura, começamos a ver o mundo de forma mais racional e inteligente, apurando nosso senso crítico, e isso, faz com que não deixamos nos levar por opiniões alheias, evitando que sejamos pessoas desinformadas e inconscientes da realidade. A transformação começa por aí, pois com o senso crítico apurado, e opiniões próprias, o mundo seria diferente, pois usariam essas habilidades para algo relevante no país ou sociedade, nas eleições, por exemplo.

É notório que nosso sistema educacional, por si só é falho, e que nem todos tem o devido acesso a ele, o que gera um grande número de analfabetos no país segundo dados do IBGE, e devido a isso, é grande a dificuldade que muitos tem ao escrever, cometendo diversos erros ortográficos e gramaticais, que seriam facilmente resolvidos se houvessem mais interesses na leitura, já que a mesma contribuí de maneira significativa para a melhoria nesse quesito da escrita.

Portanto, observamos com todos os fatos acima, a suma importância e a transformação que a leitura faz em nossas vidas, e por isso, devemos sempre defende-la. O Governo por sua vez, ao invés de aumentar a taxa dos livros, deveria diminuir, pois facilitaria o acesso que muita gente não tem aos livros, além de criar programas que incentive a leitura para a melhoria da educação, pois como Nelson Mandela diz “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *